A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE ITALIANO/LE ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS COLEÇÕES LINEA DIRETTA E NUOVO ESPRESSO
THE APPROACH OF LINGUISTIC VARIATION IN THE TEACHING OF ITALIAN / FL THROUGH THE ANALYSIS OF COLLECTIONS LINEA DIRECTTA AND NUOVO ESPRESSO
Visualizações: 31Palavras-chave:
Variação linguística; Livros didáticos; Ensino de italiano/LE; Linea diretta; Nuovo espresso.Resumo
Nessa investigação, examinamos como dois livros didáticos voltados para o ensino de italiano/LE apresentam a variação linguística a professores e alunos. As coleções em análise, Linea diretta e Nuovo espresso, foram selecionadas com base em pesquisas preliminares que revelaram que o primeiro livro didático era o mais empregado entre 2000 e 2010, enquanto o segundo constitui atualmente um dos livros didáticos mais vendidos no mundo para o ensino de italiano. Com base em obras de referência (SOBRERO; MIGLIETTA, 2011, 2007; COVERI et al., 1998; BERRUTO, 1987), delineamos o estado atual da arquitetura da língua italiana e procuramos citações a variedades e fenômenos marcados sociolinguisticamente. Os resultados quantitativos se mostraram bastante incipientes em ambas as coleções, contudo, no âmbito qualitativo, notamos a inserção de conteúdos voltados para a sensibilização à variação no último volume de Nuovo espresso, o que, no geral, aponta para maior aproximação dessa coleção mais recente com relação às atuais teorias linguísticas.
ABSTRACT: In this investigation, we examined how two textbooks aimed at teaching Italian/FL present linguistic variation to teachers and students. The collections under analysis, Linea diretta and Nuovo espresso, were selected based on preliminary research that revealed that the first textbook was the most used between 2000 and 2010, while the second is currently one of the most sold textbooks in the world for teaching of Italian. Based on reference works (SOBRERO; MIGLIETTA, 2011, 2007; COVERI et al., 1998; BERRUTO, 1987), we outline the current state of Italian language architecture and look for citations to varieties and phenomena sociolinguistically marked. The quantitative results proved to be quite incipient in both collections, however, in the qualitative analysis, we noticed the insertion of contents aimed at sensitizing the variation in the last volume of Nuovo espresso, which, in general, points to a closer approximation of this most recent collection with respect to current linguistic theories.
KEYWORDS: Linguistic variation; Textbooks; Teaching Italian/FL; Linea diretta; Nuovo espresso
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.