VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA REFLEXÃO SOBRE O TEMA AOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
LINGUISTIC VARIATION: A PROPOSAL FOR REFLECTION ON THE THEME TO BASIC EDUCATION DISCENTS
Visualizações: 45Palavras-chave:
Ensino. Língua Portuguesa. Variação linguística. Reflexão.Resumo
Este trabalho apresenta uma possibilidade de reflexão sobre o fenômeno da variação linguística pelos discentes dos anos finais o ensino fundamental, no espaço escolar. Nossa intenção é levar os alunos a perceberem que o uso da língua envolve também questões sociais e que, a partir do momento em que reconhecem a existência de fatores condicionadores da variação linguística, eles se tornam capazes de incorporar em sua visão de mundo vivências de momentos de interação social. Inicialmente, expusemos sobre como documentos oficiais brasileiros atuais, como os Parâmetro Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), abordam essa questão. Para enfocar a questão sociolinguística, fundamentamo-nos em Bortoni-Ricardo (2005), Faraco (2009, 2015), Bagno (2007, 2013), Cyranka (2015, 2016), Possenti (2012), Scherre (2008). As atividades para propiciar a reflexão são apresentadas por meio de exemplares do gênero discursivo tiras, com personagens da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz, cujos temas são exemplos práticos e que favorecem uma abordagem sociolinguística. Apresentamos a análise das respostas dos discentes que evidenciou a necessidade de os profissionais docentes promoverem o debate acerca da variação linguística no espaço escolar a fim de que os alunos compreendam a língua como um fenômeno heterogêneo e pratiquem também o respeito à diversidade linguística.
ABSTRACT: This work presents a possibility of reflection on the phenomenon of linguistic variation by students from the final years of elementary school, in the school space. Our intention is to make students realize that the use of language also involves social issues and once they recognize the existence of factors that condition linguistic variation, they become able to incorporate experiences of moments into their worldview of social interaction. Initially, we discussed how current Brazilian official documents, such as the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998) and the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017), address this issue. To focus on the sociolinguistic issue, we based on Bortoni-Ricardo (2005), Faraco (2009, 2015), Bagno (2007, 2013), Cyranka (2015, 2016), Possenti (2012), Scherre (2008). The activities to promote reflection are presented by means of copies of the discursive genre, with characters from Antônio Cedraz's Turma do Xaxado, whose themes are practical examples, which favor a sociolinguistic approach. We present the analysis of the responses of the students that evidenced the need for the teaching professionals to promote the debate about linguistic variation in the school space in order that students understand the language as a heterogeneous phenomenon and also practice respect for linguistic diversity.
KEYWORDS: Teaching. Portuguese language. Linguistic variation. Reflection.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.