A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: ENTRE A INVISIBILIDADE E O TRATAMENTO ADEQUADO
THE LINGUISTIC VARIATION IN THE EDUCATIONAL BOOK: BETWEEN INVISIBILITY AND THE PROPER TREATMENT
Visualizações: 116Palavras-chave:
Variação linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Livro DidáticoResumo
O ensino da variação linguística nas aulas de língua portuguesa tem sido orientado, há mais de duas décadas, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, mais recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, a fim de fomentar o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística brasileira entre os estudantes da educação básica, mas ainda hoje encontra alguns entraves para sua implementação, dentre eles a falta de livros didáticos que abordem o assunto adequadamente. Com base nessa realidade, o presente artigo faz uma reflexão crítica acerca do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa, a fim de verificar se, ao menos, abordam o assunto e, em caso positivo, se a abordagem é feita adequadamente ou de forma superficial e incoerente. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento, por meio de uma cuidadosa revisão literária, de cristérios para analisar se o llivro didático está plenamente adequado ao ensino da variação linguística e a realização, amparada nesses critérios, de uma análise contrastiva de dois exemplares do 9º ano do ensino fundamental, um deles utilizado em escola pública e outro utilizado em escola particular. Os resultados da análise mostraram que o livro utilizado na escola pública apresentava uma abordagem muito superficial, enquanto o livro utilizado na escola particular apresentava uma abordagem razoavelmente adequada, permitindo deduzir, de forma mais ampla, que a maioria dos estudantes da educação básica tem acesso a livros didáticos inadequados ou superficiais no que diz respeito à variação linguística.
RESUMEN: La enseñanza de la variación lingüística en las clases de lengua portuguesa ha sido guiada, durante más de dos décadas, por los Parámetros Curriculares Nacionales y, más recientemente, por la Base Nacional Común Curricular, con el fin de fomentar el reconocimiento y la apreciación de la diversidad lingüística brasileña entre los estudiantes de educación básica, pero aún hoy encuentra algunos obstáculos para su implementación, entre ellos la falta de libros didácticos que aborden el tema adecuadamente. Con base en esta realidad, este artículo hace una reflexión crítica sobre el tratamiento dado a la variación lingüística en los libros didácticos de lengua portuguesa, para verificar si, al menos, abordan el tema y, de ser así, si el enfoque se realiza correctamente o superficialmente e incoherentemente. Los procedimientos metodológicos adoptados fueron la encuesta, a través de una cuidadosa revisión literaria, de criterios para analizar si el libro didáctico es totalmente adecuado para la enseñanza de la variación lingüística y la realización, respaldada por estos criterios, de um análisis contrastante de dos copias del noveno año de la escuela primaria, uno usado en una escuela pública y el otro usado en una escuela privada. Los resultados del análisis mostraron que el libro utilizado en la escuela pública presentaba un enfoque muy superficial, mientras que el libro utilizado en la escuela privada presentaba un enfoque razonablemente adecuado, lo que permite deducir, de manera más amplia, que la mayoría de los estudiantes de educación básica tienen acceso a libros didácticos inadecuados o superficiales con respecto a la variación lingüística.
PALABRAS CLAVE: Variación lingüística. Enseñanza de lengua portuguesa. Libro didáctico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.