A TOPONÍMIA INDÍGENA DOS ACIDENTES RURAIS HUMANOS DO MUNICÍPIO DE CORONEL SAPUCAIA – MS: UM ESTUDO ETNOLINGUÍSTICO
INDIGENOUS TOPONYMY OF HUMAN RURAL ACCIDENTS IN THE MUNICIPALITY OF CORONEL SAPUCAIA – MS: AN ETHNOLINGUISTIC STUDY
Visualizações: 54DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.329Palavras-chave:
Léxico; Cultura; Toponímia Indígena; Coronel Sapucaia – MSResumo
Este trabalho se insere na área dos estudos do léxico, mais especificamente na área da Toponímia, que tem como objetivo realizar investigações sobre a nomeação do espaço e dos acidentes geográficos físicos ou humanos de áreas rurais e urbanas. No recorte tomado para esta pesquisa, o objetivo foi investigar a nomeação de acidentes humanos da área rural do município de Coronel Sapucaia – MS. Estando o município em uma região complexa linguisticamente em razão de localizar-se na fronteira com o Paraguai e contar com a presença de comunidade indígena, a hipótese é que a realidade linguística estaria refletida na nomeação de espaços. Para a constituição do corpus, foram coletados 86 nomes de fazendas, sítios e colônia do mapa do IBGE (2010), escala 1:100.000. A análise demonstrou a ocorrência significativa de topônimos indígena (sobretudo, guarani) e híbridos com elementos de procedência da língua portuguesa e de línguas indígenas, o que foi, em certa medida, associado à presença indígena na região e à fronteira com o Paraguai, país cujas línguas oficiais são o guarani e o espanhol.
Downloads
Referências
AULETE DIGITAL. Disponível em: <www.aulete. com.br>. Vários acessos.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 372, p. 590.
FERRARI, Márcio. B.F. Skinner, o cientista do comportamento e do aprendizado. Nova Escola, 01 de outubro de 2008. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/1917/b-f-skinner-o-cientista-do-comportamento-e-do-aprendizado>. Acesso em: 05 mai. 2020.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e antroponímia no Brasil: Coletânea de estudos. 3. ed. São Paulo: Gráfica da FFLCH/USP, 1990.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e Cultura. Rev. Inst. Est. Bras., São Paulo, n.27, p.93-101, 1987.
DUBOIS, Jean. et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.
GUASCH, Antonio; ORTIZ, Diego. Diccionario castellano-guaraní; guaraní-castellano. 13. ed. Paraguay: Centro de Estudios Paraguayos “Antonio Guasch”. Asunción, Paraguay, 2001.
IBGE – INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo 2010. Disponível em censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 17 nov. 2019.
IBGE – INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Coronel Sapucaia. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/coronel-sapucaia/historico>. Acesso em: 01 dez. 2019.
MANSUR GUÉRIOS, Rosário Faráni. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. São Paulo, Ave Maria, 1981 (3.a edição revista e ampliada).
MICHAELIS. Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br/escolar-espanhol/>. Vários acessos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL SAPUCAIA. História de Coronel Sapucaia. Disponível em: <http://coronelsapucaia.ms.gov.br/pagina/78_Historia.html>. Acesso em: 01 dez. 2019.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la lengua española. Disponível em https://dle.rae.es/. Acesso em: 08 ago. 2020.
SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na Geografia Nacional. 5. ed. Brasília: Companhia Editora Nacional, 1987.
SAMPAIO, Mario Arnaud. Vocabulário guarani português. Porto Alegre, L&PM,1986.
SAPIR, Edward. Linguística como Ciência. 1. ed. Livraria Acadêmica, 1961.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. 3.ed. São Paulo: Ed. Martin Fontes, 2010.
TIBIRIÇÁ, Luíz Caldas. Dicionário guarani português. São Paulo: Traço Editora, 1989.
ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1961, p. 161.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.