O CONTATO PORTUGUÊS-FRANCÊS E O BILINGUISMO SOCIETAL DOS CATRAIEIROS NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA

THE PORTUGUESE-FRENCH CONTACT AND THE SOCIETAL BILINGUALISM OF CATRAIEIROS ON THE FRENCH-BRAZILIAN BORDER

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.333

Palavras-chave:

Bilinguismo societal; Formação bilíngue; Fronteira Franco –Brasileira

Resumo

As regiões de fronteira entre nações constituem ambientes propícios para a emergência de situações de bilinguismo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o(s) processo(s) de formação bilíngue dos trabalhadores denominados catraieiros que operam a travessia de passageiros através de catraias na fronteira franco-brasileira, entre as cidades de Oiapoque e Saint-Georges. O suporte teórico-metodológico utilizado nesse estudo tem como base aportes da Sociolinguística discutidos por Labov (1966); estudos do Contato Linguístico a partir das contribuições de Weinrich (1953) e Romaine (1997), e as noções de bilinguismo a partir de uma perspectiva societal, conforme discussões apresentadas por Mackey (1972), Hamers; Bland (2000), entre outros. Os procedimentos metodológicos empregados na pesquisa são de cunho etnográfico. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e as notas de campo. Os resultados obtidos evidenciam que os catraieiros constituem um grupo bilíngue/ plurilíngue, com baixo nível de escolaridade, mas que falam, em sua maioria, mais de duas línguas dentre aquelas em uso na fronteira franco-brasileira; que o processo de formação bilíngue está fundamentado na convivência com os franceses metropolitanos e guianenses que atravessam diariamente a fronteira e que o nível de conhecimento das línguas é muito variável dentro do grupo.

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Biografia do Autor

Lizandra Valéria da Silva Fumelê, UEAP

Acadêmica do Curso de Letras-Francês da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq.

kelly Cristina Nascimento Day, UEAP

Professora adjunta na Universidade do Estado do Amapá; Professora dra do curso de Letras português-francês; mestrado e doutorado em estudos da linguagem;

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Publicado

05-05-2021

Como Citar

Fumelê, L. V. da S., & Day, kelly C. N. (2021). O CONTATO PORTUGUÊS-FRANCÊS E O BILINGUISMO SOCIETAL DOS CATRAIEIROS NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA: THE PORTUGUESE-FRENCH CONTACT AND THE SOCIETAL BILINGUALISM OF CATRAIEIROS ON THE FRENCH-BRAZILIAN BORDER. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 11(32), 113–138. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.333