INTERNETÊS VERSUS ESCRITA FORMAL: A NOVA ESCRITA E SEUS DESDOBRAMENTOS

INTERNET STYLE VERSUS FORMAL WRITING: THE NEW WRITING AND ITS UNFOLDINGS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.367

Palavras-chave:

Inadequação gramatical; Internetês; Situacionalidade na escrita; Práticas de leitura e escrita.

Resumo

Com o advento da internet, o acesso ao meio digital proporcionou novas formas de comunicação, dentre elas, a escrita com características de fala, em um contexto mais abrangente do que o meio físico, além de um acesso mais abrangente à informação. Com isso, as práticas de leitura e escrita mudaram significativamente, promovendo outros olhares para as inadequações gramaticais e o surgimento de uma escrita própria da internet: o internetês. Neste trabalho, analisamos a reescrita de 4 posts publicados em uma rede social online, realizadas por estudantes do 1º. ano do ensino médio de duas escolas, uma pública e uma privada.  O objetivo foi verificar i) a influência da escrita digital no conhecimento da norma padrão dos participantes; ii) semelhanças e discrepâncias entre os resultados dos dois grupos; iii) o equilíbrio entre os grupos, em relação à consciência dos gêneros textuais e a questões de situacionalidade. A metodologia empregada seguiu os preceitos do estudo de caso, tendo a pesquisa bibliográfica sobre o assunto como embasamento. É um estudo exploratório de natureza quanti-qualitativa, cujo instrumento de coleta foi um handout com a reprodução dos posts retirados de uma rede social e entregues aos estudantes para a leitura, identificação e reescrita de inadequações, próprias da escrita virtual. A fundamentação teórica foi ancorada, principalmente, nas discussões de Freitag e Fonseca e Silva (2006) e Mollica e Batista (2015) sobre as inadequações gramaticais; Komesu e Tanani (2009) sobre o internetês;  Marcuschi e Dionísio (2007) sobre a relação entre fala e escrita. Os resultados chamam a atenção para a necessidade da construção de práticas curriculares que contribuam para a conscientização de estudantes sobre o conhecimento de diferentes gêneros textuais, tendo em vista as práticas de leitura e escrita que participam na internet.

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Biografia do Autor

Barbara Cristina Gallardo, UNEMAT

Doutora em Linguística Aplicada

Eliana Kobayashi, IFSP - Câmpus Suzano

Professora de Língua Inglesa. Dra. em Linguística Aplicada

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Publicado

19-06-2021

Como Citar

Gallardo, B. C., & Kobayashi, E. (2021). INTERNETÊS VERSUS ESCRITA FORMAL: A NOVA ESCRITA E SEUS DESDOBRAMENTOS: INTERNET STYLE VERSUS FORMAL WRITING: THE NEW WRITING AND ITS UNFOLDINGS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 11(33), 1–18. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.367