OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO SUDESTE PARAENSE
THE IMPACTS OF COVID-19 ON INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN SOUTHEASTERN PARÁ
Visualizações: 54DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.397Palavras-chave:
COVID-19. Comunidades Indígenas. Educação Escolar Indígena.Resumo
Este artigo é uma análise sobre os impactos da Covid-19 nas comunidades indígenas do sudeste paraense no que concerne à Educação Escolar Indígena e aos fatores políticos que afetam o combate à pandemia nessas comunidades tradicionais. O trabalho foi constituído a partir de dados obtidos no decorrer de reuniões remotas realizadas este ano, que contaram com a presença de várias lideranças indígenas (Parkatêjê, Kyikatêjê, Suruí, Guaraní, entre outras) e representantes de associações de povos tradicionais (quilombolas, extrativistas e comunidades do campo), com o intuito de direcionar medidas de combate à doença, que está matando a população indígena, e discutir acerca do possível retorno às aulas de forma remota, através do Sistema de Educação Interativo (SEI) proposto pela Secretaria de Educação do Estado do Pará. A fundamentação teórica baseia-se em dados de teses recentes, que apontam as disparidades educacionais que refletem nas comunidades indígenas, como Alencar (2018), e em autores como Munduruku (2012), que abordam sobre a importância da participação dos próprios indígenas na construção de uma Educação Escolar Indígena diferenciada e feita pelos mesmos. Essas considerações são propícias ao momento político e sanitário que vivemos no Brasil, onde a desassistência a essas comunidades é ainda mais evidente, de modo que o quantitativo referente aos casos confirmados e de morte entre os indígenas é questionável, uma vez que não registram os que moram fora das aldeias. Em suma, inúmeros são os problemas causados pela pandemia da Covid-19, contudo, o foco deste trabalho são os impactos sobre a Educação Escolar Indígena, a qual prima, especialmente, pela educação específica, intercultural e diferenciada.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Ana Lucia. Geneticista diz que imunidade de indígenas à Covid-19 é menor. O Globo Sociedade, 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/geneticista-diz-que-imunidade-de-indigenas-covid-19-menor-1-24915816. Acesso em: 02 de abril de 2021.
BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura (s): encontros e desencontros. In: CANDAU, V. M. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. A crise no indigenismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
MPF e MPPA promovem diálogo sobre a educação no Pará e o Sistema Educacional Interativo (SEI). Ministério Público Federal, 2021. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/mpf-e-mppa-promovem-dialogo-sobre-a-educacao-no-para-e-o-sistema-educacional-interativo-sei. Acesso em: 02 de abril de 2021.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). Coleção educação em foco. Série educação, história e cultura. São Paulo: Paulinas, 2012.
Pará segue com a vacinação contra Covid-19 para grupos prioritários. Agência Pará, 2021. Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/24523/. Acesso em: 09 de abril de 2021.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro. Letramento bilíngue em contextos de tradição oral. Goiânia: PROLIND; FUNAPE, 2012.
WHO calls for further studies, data on origin of SARS-CoV-2 virus, reiterates that all hypotheses remain open. World Health Organization, 2021. Disponível em: https://www.who.int/news/item/30-03-2021-who-calls-for-further-studies-data-on-origin-of-sars-cov-2-virus-reiterates-that-all-hypotheses-remain-open. Acesso em: 09 de abril de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.