É PAJUBÁ, TÁ MEU BEM?: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NO ENEM
IT'S PAJUBÁ, OKAY? LINGUISTIC VARIATION AND SOCIOCULTURAL ASPECTS IN ENEM
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https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.402Resumo
O presente artigo ancora-se na problematização da polêmica envolvendo uma questão do ENEM (2018) que tematizou o uso da linguagem LGBT+, no intuito de discutir aspectos da variação linguística. Dito isso, objetiva-se analisar a abordagem linguística da questão proposta pelo exame, bem como trazer para as discussões as impressões de professores de Língua Portuguesa sobre o ensino da variação linguística. Para tanto, ancora-se em estudos da Sociolinguística, isso por compreender a língua como uma instituição social, a qual se coaduna com fatores extralinguísticos. Discute-se à luz de Labov (2008), Bagno (2012, 2015, 2017), Bortoni-Ricardo (2017), entre outros pesquisadores de perspectiva funcional da linguagem. Desse modo, desenvolve-se uma pesquisa de viés interpretativista de natureza qualitativa, mediante a coleta de dados com questionários respondidos por professores da educação básica do estado da Paraíba. Para isso, comunga-se, metodologicamente, com Paiva (2019) e Bortoni-Ricardo (2008). Ao fim, é possível estabelecer a validade da questão elencada na pesquisa por seu conteúdo estar associado à reflexão linguística, bem como os professores que evidenciam em seus discursos o quão significativo é o respeito às variedades linguísticas.
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