É PAJUBÁ, TÁ MEU BEM?: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NO ENEM

IT'S PAJUBÁ, OKAY? LINGUISTIC VARIATION AND SOCIOCULTURAL ASPECTS IN ENEM

Visualizações: 191

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.402

Resumo

O presente artigo ancora-se na problematização da polêmica envolvendo uma questão do ENEM (2018) que tematizou o uso da linguagem LGBT+, no intuito de discutir aspectos da variação linguística. Dito isso, objetiva-se analisar a abordagem linguística da questão proposta pelo exame, bem como trazer para as discussões as impressões de professores de Língua Portuguesa sobre o ensino da variação linguística. Para tanto, ancora-se em estudos da Sociolinguística, isso por compreender a língua como uma instituição social, a qual se coaduna com fatores extralinguísticos. Discute-se à luz de Labov (2008), Bagno (2012, 2015, 2017), Bortoni-Ricardo (2017), entre outros pesquisadores de perspectiva funcional da linguagem. Desse modo, desenvolve-se uma pesquisa de viés interpretativista de natureza qualitativa, mediante a coleta de dados com questionários respondidos por professores da educação básica do estado da Paraíba. Para isso, comunga-se, metodologicamente, com Paiva (2019) e Bortoni-Ricardo (2008). Ao fim, é possível estabelecer a validade da questão elencada na pesquisa por seu conteúdo estar associado à reflexão linguística, bem como os professores que evidenciam em seus discursos o quão significativo é o respeito às variedades linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ASSIS, Maria Cristina de; BICALHO, Márcia A de O.; CAVALCANTE, Maria Alba; VIEIRA, Jerônimo de Souza. História concisa da Língua Portuguesa. João Pessoa: Editora UFPB, 2012.
BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de Sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BAGNO, Marcos. Objeto Língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BORBA, Rodrigo. Linguística queer: uma perspectiva pós-identitária para os estudos da linguagem. Revista Entrelinhas, v. 9, n. 1, 2015, p. 91-107.
BORTONI-RICARDO, Stella. Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2017.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BOSSAGLIA, G. Linguística Comparada e Tipologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: língua portuguesa. Brasil: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: terceiro e quarto ciclo. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
CAMPOS, Elísia Paixão de. Por um novo ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.
CEZARIO, Maria Moura; VOTRE, Sebastião. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, Mario Eduardo (org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2017, p. 141-155.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2017. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta P. Scherre e Caroline R. Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
LAKOFF, Robin. Linguagem e lugar da mulher. In: OSTERMANN, A. Cristina; FONTANA, Beatriz. Linguagem, Gênero e Sexualidade: clássicos traduzidos. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 13-30.
MARTINS, Iara F. de Melo. O ensino de gramática na perspectiva funcionalista: propostas de análise. In: LINS, Juarez Nogueira. Linguagens: ensino e pesquisa. Recife: Editora da UFPE, 2013, p. 39-50.
MOLLICA, Maria Cecilia. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2015, p. 09-14.
NOGUEIRA, Sidnei Barreto. A palavra cantada em comunidades-terreiro de origem iorubá no Brasil: da melodia ao sistema tonal. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
OLIVEIRA, Mariangela. R. de; WILSON, Victoria. Linguística e ensino. In: MARTELOTTA, Mario Eduardo (org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2017, p. 235-242.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
PERNAMBUCO, Juscelino; CARMELINO, Ana Cristina. A intolerância linguística na escola. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de (org.). Preconceito e intolerância: reflexões linguístico-discursivas. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, p. 79-98.
PRETI, Dino. A gíria e outros temas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1984.
PRETI, Dino. A linguagem proibida: um estudo sobre a linguagem erótica. São Paulo: LPB, 2010.
SILVA, André L. S. da; MARTINS, Iara F. de Melo. O babado é certo: gíria LGBT para o empoderamento linguístico. In: II Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba: Letras em diálogo: Língua, Literatura e Cultura, Mamanguape. João Pessoa: Editora da UFPB: 2019, p. 664-653.
SILVA, A. L. S. da. O pajubá no ENEM: preconceito e diversidade linguística. 2020. 68 f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas e Literatura na Educação Básica) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
SILVA, Camilo R. Diferentes gêneros, diferentes linguagens: a variação linguística na aula de Português. In: PEREIRA, Regina C. Mendes (org.). A didatização de gêneros no contexto de formação continuada em EaD. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012, p. 163-187.
VIP, Angelo; LIBI, Fredi. Aurélia: a dicionária da língua afiada. 24. ed. São Paulo: Editora do Bispo, 2013.

Downloads

Publicado

12-11-2022

Como Citar

Silva, A. L. S. da. (2022). É PAJUBÁ, TÁ MEU BEM?: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NO ENEM: IT’S PAJUBÁ, OKAY? LINGUISTIC VARIATION AND SOCIOCULTURAL ASPECTS IN ENEM. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(34), 1–27. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.402