UMA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA EXPRESSÃO DE FUTURIDADE COM A FORMA DO “FUTURO SIMPLES” VERSUS A “PERÍFRASE VERBAL IR + INFINITIVO E AS VARIEDADES “NÓS” E “A GENTE” EM GÊNEROS TEXTUAIS DO CONTÍNUO FALA-ESCRITA
AN INVESTIGATION INTO THE BEHAVIOUR OF THE EXPRESSION OF FUTURITY WITH THE "SIMPLE FUTURE" FORM VERSUS THE "VERBAL PERIPHRASIS IR + INFINITIVE AND THE VARIETIES "NÓS" AND "A GENTE" IN TEXTUAL GENRES OF THE SPEECH-WRITING CONTINUUM
Visualizações: 238DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8117Palavras-chave:
Norma padrão, Regras variáveis, Sociolinguística EducacionalResumo
Estudos sociolinguísticos têm evidenciado que no contexto escolar brasileiro o ensino pronominal e verbal prioriza os aspectos cunhados pela tradição gramatical, cuja realidade tem sido motivo de preocupação e de estudos de pesquisadores na área da linguística, especialmente, na área da sociolinguística, por apresentar um distanciamento da realidade linguística brasileira. Diante disso, este estudo objetiva apresentar uma investigação da variação nas formas de expressão da 1ª pessoa do plural e a variação para fazer referência ao futuro, as quais têm sido apresentadas em diversos estudos como VIEIRA (2019); (FARACO, 2008); MATOS E SILVA (2004), dentre outros. Para a investigação dos fenômenos variáveis sobre a variação pronominal “Nós” versus a forma “A gente” e a expressão de futuridade com a forma do “futuro simples” versus a “perífrase verbal ir + infinitivo”, seguindo aspectos propostos pela Sociolinguística Educacional, o corpus desta pesquisa constitui-se de diferentes gêneros textuais do contínuo fala-escrita proposto por Bortoni-Ricardo (2004. De base na análise dos fenômenos investigados, constatamos que a língua evidencia um conjunto de regras variáveis. Diante disso, esperamos contribuir para uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa, como fenômeno gramatical, pautado nos pressupostos da Sociolinguística Educacional, colaborando, dessa forma, para que a língua seja cada vez mais considerada pelos falantes como um meio de interação social e cultural.
Downloads
Referências
ALKMIN, T. Sociolinguística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-47.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. & VOLOSHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BRONCKART, Jean, Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um iteracionismo sociodiscursivo. Trad. De Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: Educ., 1999.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva. São Paulo: Atual, 2013.
CUNHA, C. F.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
FARACO, Carlos Alberto. Norma-padrão brasileira – Desembaraçando alguns nós. In: Linguística da Norma - Marcos Bagno [org]. São Paulo, Edições Loyola,2002. p. 37-61.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.
FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2002.
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O português são dois: variação, mudança, norma e a questão do ensino de português. In: O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004. p. 128-151.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2014.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Um estudo textual-discursivo do verbo no português no português do Brasil. 1991. 330f. Tese (Doutorado em Linguística) –Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1991.
VIEIRA, Silvia Rodrigues; "Para Uma Norma-Padrão Flexível no Contexto Escolar: Contribuições dos Estudos Sociolinguísticos", p. 243 -264. In: Dimensões e Experiências em Sociolinguística. São Paulo: Blucher, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.