POSSIBILIDADES DE LEITURA COM A CANETA 3D: SABER-PODER NUMA CULTURA MAKER

READING POSSIBILITIES WITH THE 3D PEN: KNOWLEDGE-POWER IN A MAKER CULTURE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8118

Palavras-chave:

Caneta 3D, Análise do Discurso, Leitura, Cultura maker

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa intitulada Enunciados visuais com efeitos tridimensionais da caneta 3D: entre a virtualidade e a realidade que está vinculado ao projeto de pesquisa A emergência da leitura por meio de enunciados verbo-visuais com efeitos tridimensionais. Neste trabalho, propomos analisar como o efeito de projeção na realidade, proporcionado pela caneta 3D, mobiliza práticas de leitura que se transformam de um gesto do olho a um gesto do corpo. Objetivamos entender o funcionamento e as possibilidades de leitura que irrompem por meio desse recurso tridimensional ofertado pela caneta 3D. O aporte teórico utilizado será a Análise do Discurso de linha francesa, mas também nos apoiaremos nos conceitos sobre novas práticas de leitura, repertórios de saber do campo filosófico/sociológico. Estudaremos os efeitos de sentido subjetivos propiciados por representações tridimensionais feitas com a caneta 3D. Fundamentaremos nosso trabalho nas epistemologias de Chartier (1998), Foucault (1987, 1998, 2005), Pêcheux (1999), Soares (2002), Courtine (2011) e outros autores. Pesquisaremos como essas novas práticas de leituras relacionadas aos efeitos tridimensionais possibilitam regularidades na ordem do discurso contemporânea e como elas se associam com a leitura convencional bidimensional, mas podem oferecer uma prática mais interativa, capaz de transformar um sujeito leitor em um sujeito também com efeito de autor, dado o estímulo à introjeção corporal, seja real, seja virtual. A hipótese é que o contato com a caneta 3D promove sinestesias que podem contribuir para o estímulo dessa possibilidade de leitura que escapa do convencional e propiciar o desenvolvimento de novos procedimentos de composição/leitura textual plurissemiótica, associados à cultura maker.

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Biografia do Autor

Jaqueline Fonseca Veiga, POSLLI/UEG

Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade pelo POSLLI/UEG (2020). Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela UEG (2018). Cursando Cinema e Audiovisual pela UEG. Bolsista de Iniciação Científica pela CNPq.

Luana Alves Luterman, UEG

Pós-doutora em Linguística pela UFSCar (2018), Pós-Doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004).  Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), identidade de gênero, corpo e discurso. Líder do Grupo Estúdio – Grupo de Estudos do Discurso.

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

Veiga, J. F., & Luterman, L. A. (2024). POSSIBILIDADES DE LEITURA COM A CANETA 3D: SABER-PODER NUMA CULTURA MAKER: READING POSSIBILITIES WITH THE 3D PEN: KNOWLEDGE-POWER IN A MAKER CULTURE. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(35), 1–23. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8118