DE DONO DA MEIA LUA A MÃO DE ALFACE: FRASEOLOGISMOS DESIGNATIVOS PARA GOLEIRO
FROM DONO DA MEIA LUA TO MÃO DE ALFACE: DESIGNATIVE PHRASEOLOGISMS FOR GOALKEEPERS
Visualizações: 135DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8134Palavras-chave:
Fraseologismos designativos, Futebol, Goleiro, Facebook, TwitterResumo
Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Fraseologia dialetal do futebol no Vale do Acará/PA e objetiva descrever e analisar estrutural e semanticamente fraseologismos que nomeiam o atleta responsável por respaldar o gol de um time de futebol, o goleiro. Para realizar esta tarefa, são considerados autores da área fraseológica, tais como Ortíz Alvarez (2000), Monteiro-Plantin (2014) e, sobretudo, Mejri (1997; 2012). No que tange ao viés variacionista, Ilari e Basso (2007) e Corpas Pastor (1996). A pesquisa de configuração exploratória insere-se no rol dos estudos descritivos conforme indica Gil (2017). A amostra foi constituída em duas etapas. Na primeira, houve extração de comentários de uma postagem direcionada ao público do Facebook em que se solicitava, a partir da imagem de um goleiro, a denominação local para esse atleta. Na segunda etapa, a busca simples foi efetuada pela palavra-chave goleiro, no Twitter, durante o mês de agosto de 2021. Os resultados apontam 22 fraseologismos usados na denominação para goleiro de uma equipe. Dentre os exemplos encontrados estão: dono da meia lua, entregador de cartas, guarda redes, mão de alface, mão de lodo, mão de quiabo e pegador de frangos. A análise realizada mostra que, do ponto de vista estrutural, todos os fraseologismos obtidos constituem sintagmas nominais, havendo preferência pelas sequências formadas com o item lexical mão como núcleo do sintagma.
Downloads
Referências
CRIATIVO, Dicionário de Português gratuito para internet. 2021. Disponível em: http//www.dicionariocriativo.com.br. Acesso em: 18 ago de 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
FULGÊNCIO, L. Expressões fixas e idiomatismos do português brasileiro. 2008. 489 f. Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Letras_FulgencioLM_1.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos: a língua que falamos. 1. ed., 1a reimpressão – São Paulo: Contexto, 2007.
INFORMAL, Dicionário de Português gratuito para internet. 2021. Disponível em: http//www.dicionarioinformal.com.br. Acesso em: 18 ago de 2021.
MEJRI, Salah. Le figement lexical, descriptions linguistiques structuration sémantique, Tunis: Université de La Manouba, 1997.
MEJRI, Salah. Délimitation des unités phraséologiques. In: ORTÍZ ALVAREZ, Maria Luisa. (Org.). Tendências atuais na pesquisa descritiva e aplicada em fraseologia e paremiologia. Campinas: Pontes Editores, 2012.
MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire Selma. Fraseologia: era uma vez um patinho feio no ensino de língua materna (volume I). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa. Expressões idiomáticas do português do Brasil e do espanhol de Cuba: estudo contrastivo e implicações para o ensino de português como língua estrangeira. I Maria Luisa Ortiz Alvarez. - - Campinas, SP: [s.n.], 2000.
OXFORD, Dicionário online. 2021. Disponível em. http//https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/oxford. Acesso em: 18 ago de 2021.
RIBEIRO, S. N. A linguagem do futebol no Brasil e em Portugal. In: Idioma, 21. Rio de Janeiro: Centro Filológico Clóvis Monteiro - UERJ, 2001.
ROSA, M. G.; RIVA, H. C. BATENDO UM BOLÃO: Estudo das Expressões Idiomáticas do Léxico do Futebol. In: Mediação, Pires do Rio - GO, v. 11, n. 1, p. 166-177, jan.- dez. 2016
SALVADOR, C.F.N. Estudo das fraseologias do futebol brasileiro das Séries B, C e D em jornais digitais populares: construção de um dicionário eletrônico. 515 f. Tese (Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos) ─ Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
SOUZA, D. P.; RAZKY, A.; SALVADOR, C. F. N. Pagar o pato é o mesmo que pagá-lo? Considerações sobre o comportamento morfossintático em fraseologismos. In: Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 313-327, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.