CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: PANORAMAS SOBRE A RELAÇÃO DO PORTUGUÊS COM LÍNGUAS DE CONTATO

LINGUISTIC BELIEFS AND ATTITUDES: PANORAMAS ON THE RELATIONSHIP OF PORTUGUESE WITH CONTACT LANGUAGES

Visualizações: 53

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8136

Palavras-chave:

Variação linguística, Crenças e atitudes linguísticas, Estigmas

Resumo

Neste artigo pretendemos refletir sobre a relação do português com línguas de contato que mobilizam a estigmatização, o prestígio ou desprestígio linguístico, na medida em que cada informante assume posições diferenciadas sobre a sua fala e a fala do outro. Norteiam este trabalho os pressupostos teóricos metodológicos focados nos estudos das crenças e atitudes linguísticas: Lambert; Lambert (1975), Goffman (1988), Labov (2008), Aguilera (2008) e Botassini (2013). Os dados foram coletados de pesquisas realizadas em Dissertações e Teses a partir do Projeto Crenças e Atitudes Linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato (SELLA; AGUILERA, 2009), com intuito de verificar se a relação do português com línguas de contato no que se refere à estigmatização e/ou a preconceitos entre os falantes. Como resultados percebeu-se que estudos acerca de crenças e atitudes se encarregam por buscar entender como a linguagem está funcionando na comunidade, verificando os fatores que condicionam os comportamentos linguísticos, que ora podem ser positivos ou negativos, também como os informantes respondem a tais avaliações quanto ao uso da linguagem. Nesse palco se faz primordial compreender que a língua, tomada na sua dimensão social, passa por modificações no tempo e no espaço, pois cada comunidade de fala registra variantes linguísticas distintas, conforme Labov (1976). Nesse sentido, investigar crenças e atitudes em determinada comunidade é um tanto complexo e não fácil de esgotar todas as possibilidades de análises, refletindo que há distintos motivos que acomodam essas ações e são resultantes da interação entre diversos fatores, tais como personalidade, cultura, experiências pessoais, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Siliane Andrade Carpes Palhano da Silva, PPGL-UNIOESTE

Professora do Ensino Fundamental series Finais e Ensino Médio na Secretária do Estado do Paraná. Professora nos anos iniciais- SEMED (Secretária Municipal de EducaÇao deTrês Barras do Paraná).

Sanimar Busse, UNIOESTE

Docente com dedicação integral do Curso de Letras, do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Referências

AGUILERA, Vanderci de Andrade. Crenças e atitudes lingüísticas: o que dizem os falantes das capitais brasileiras. In: ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, São Paulo, 37 (2): 105-112, maio ago. 2008.

AGUILERA-SILVA, Vanderci de Andrade- Helen Cristina da. O poder de uma diferença: um estudo sobre crenças e atitudes linguísticas. 2014. Artigo (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

APPEL, R.; MUYSKEN, P. Bilingüismo y contacto de lenguas. Barcelona: Ariel,

BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia. Crenças e Atitudes Linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato em Foz do Iguaçu. Artigo (Revista Línguas & Letras), v.12, no 22, p. 65-84, 2010.

BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia. Crenças e Atitudes Linguísticas: um estudo dos róticos em coda silábica no norte do Paraná. 2013. 227f; Tese (Doutorado em estudos da Linguagem) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

CORBARI, Clarice Cristina. Atitudes Linguísticas: um estudo nas localidades paranaenses de Irati e Santo Antônio do Sudoeste. 2013; Tese (Doutorado em Letras) Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador.

COSERIU, E. O homem e sua linguagem. Tradução Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. 2.ed. Rio de Janeiro: Presença, 1987.

FENNER, Any Lamb. Crenças e Atitudes Linguísticas: um estudo comparativo de línguas em contato em duas comunidades do Oeste do Paraná.2013. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

LABOV, Willian. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

LAMBERT, William W.; LAMBERT, Wallace E. Psicologia Social. Rio de Janeiro: Zahar editors, 1966.

LAMBERT, William W.; LAMBERT, Wallace E.. Psicologia social. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

LOURENÇO, Dayse de Souza. Crenças e atitudes linguísticas: tendências de reação de Curitibanos e Londrinenses. 2015. 109 f; Dissertação (Mestrado em Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

LÓPEZ MORALES, H. Sociolingüística. 3ª ed. Madrid: Gredos, 2004.

MORENO FERNÁNDEZ, F. Principios de sociolingüística y sociología del

lenguaje. Barcelona: Ariel, 1998.

SANTANA, Vanessa Raini de. O papel dos operadores argumentativos na demarcação de crenças e atitudes em Foz do Iguaçu. 2016. 121 f; Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel.

SILVA-PORELI, Greize Alves da. Crenças e atitudes Linguísticas na cidade de Pranchita -Pr: Um estudo das relações do Português com Línguas em contato. 2010. 114f.; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

PASTORELLI, Daniele Silva. Crenças e atitudes linguísticas na cidade de Capanema: um estudo da relação do português com línguas em contato. 2011. 205 f.; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Downloads

Publicado

02-05-2024

Como Citar

Silva, M. S. A. C. P. da, & Busse, S. (2024). CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: PANORAMAS SOBRE A RELAÇÃO DO PORTUGUÊS COM LÍNGUAS DE CONTATO: LINGUISTIC BELIEFS AND ATTITUDES: PANORAMAS ON THE RELATIONSHIP OF PORTUGUESE WITH CONTACT LANGUAGES. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(37), 1–27. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8136