LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIDACTIC BOOK: ANALYSIS OF LINGUISTIC VARIATION IN THE SIXTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL PORTUGUESE LANGUAGE BOOK
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https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8138Palavras-chave:
Livro Didático, Sociolinguística, Variação Linguística, EducaçãoResumo
Este trabalho objetivou analisar a forma como a variação linguística é trabalhada no livro didático de Língua Portuguesa (Volume 1, 6º ano do Ensino Fundamental – Manual do Professor) intitulado Português: conexão e uso, assinado por Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho. Trata-se de trabalho de revisão documental, de natureza qualitativa. O respaldo teórico está centrado nas ideias de Alkmim (2012), Bortoni-Ricardo (2014), Camacho (2012), Carvalho-Belini (2014), Creswell (2010), Labov (2008), Marcuschi (2002; 2007), Milroy (2011), Mollica (2015), Paiva (2015), Possenti (1996), Preti (2004; 1977), Severino (2016), além de outros autores e documentos oficiais. A análise permitiu verificar que as autoras destinaram uma seção específica denominada A língua não é sempre a mesma para discutir a temática da variação linguística. Entretanto, é importante ressaltar que apenas as unidades 1, 2 e 6 trouxeram a referida temática, o que indica que o debate sobre as variações desprestigiadas da língua ainda ocupa pouco espaço nos livros didáticos, e que a variação padrão ainda é priorizada no ensino da Língua Portuguesa no Brasil.
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Referências
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