PAULO FREIRE: UM EDUCADOR AFROCENTRISTA?

PAULO FREIRE: AN AFROCENTRIST EDUCATOR?

Visualizações: 88

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.452

Palavras-chave:

Paulo Freire. Educação Libertadora. Alfabetização Afrocentrada

Resumo

O estudo discute a educação fundamentada numa proposta de saberes da alfabetização afrocentrada, contribui para o agenciamento, pertencimento e afirmação da identidade afro-brasileira. Apresenta aproximações teóricas entre Molefi Kete Asante e Paulo Freire, educador popular brasileiro, quando trabalha a educação libertadora e transformadora do sujeito histórico valorizando e reconhecendo os elementos culturais africanos. Evidencia processos de alfabetização que afrocentra a própria língua oficial ao criar palavras em língua nacional (crioula) usando a ortografia portuguesa. Mostra a relevância dos Centros de Instrução Revolucionária (CIR) na formação de consciência acadêmica, política e crítica na emancipação de grupos, tendo a educação como elemento de transformação social, localizando afro-brasileiros e afrodiáspóricos no reposicionamento de sua ancestralidade reafricanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Fernandes Brito, PPGE-UFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: marybrito26@hotmail.com

Raimunda Nonata da Silva Machado, UFMA

Doutora em Educação (UFPI). Docente do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE Olùkọ́) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada (MAfroEduc Olùkọ́/UFMA), São Luís-MA/Brasil. Integrante do Núcleo Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência (RODA GRIÔ/GEAfro/UFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina-PI/Brasil. E-mail: raimunda.nsm@ufma.br / mafroeduc.ccso@ufma.br / neperge@ufma.br.

Referências

ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/ São Paulo. 74ª. Ed. Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE Paulo e GUIMARAES Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe / Paulo Freire, Sérgio Guimarães. — 2. ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2ª ed.; São Paulo: Scipione, 2004.
HADDAD, Sergio. Um educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo Editora Todavia 2019
HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. São Paulo: n-1 edições, 2019.
MOTA Neto, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda- Curitiba: CRV, 2016).

Downloads

Publicado

16-10-2022

Como Citar

Brito, M. F., & Machado, R. N. da S. (2022). PAULO FREIRE: UM EDUCADOR AFROCENTRISTA? PAULO FREIRE: AN AFROCENTRIST EDUCATOR?. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(36), 1–14. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.452