NA GIRA DA RODA ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURAS POPULARES

PINNING OF THE WHEEL BETWEEN POPULAR EDUCATION AND POPULAR CULTURES

Visualizações: 50

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.454

Palavras-chave:

Educação Popular; Culturas Populares; Paulo Freire.

Resumo

Este trabalho parte de vivências em torno da educação popular e das culturas populares. Trazemos para a roda os saberes da experiência, estudos e pesquisas que realizamos. Apoiamo-nos em diversos autores e Mestres da cultura popular, com destaque para Paulo Freire que nos inspira neste pensar e viver. Apontamos que no movimento da cultura, coletivamente os sujeitos lançam-se nas giras, rodas e festejos em busca de vida. Vivem suas utopias e tecem terreno fértil para a prática da liberdade no encontro e na troca. Reinventam o mundo ao forjarem possibilidades de práticas culturais engajadas na emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Gava Caciatori, UFSCar - Campus Sorocaba

Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Sorocaba), na Linha de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais. Possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2012). Integrante do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades - NEGDS, na Universidade Federal de São Carlos. Principais áreas de trabalho e temas de pesquisa são relacionados à Arte-Educação, Cultura Popular e Educação Popular.

Dulcinéia de Fátima Ferreira, UFMA

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA- Campus São Luís ). Vinculada ao Departamento de Educação II . Pós Doutorado em Cultura Popular junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Eixos temáticos: Educação, Cultura e políticas de subjetivação, Educação popular, Cultura Popular e processos educativos; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade.

Referências

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas: 2004.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. 2002.
BOSI, Alfredo. Cultura como tradição. In: BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 31-58, 1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. 4a ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
CACIATORI, Eduarda Gava. A Capoeira entre os fundamentos e movimentos de criação: um estudo sobre cultura, gênero e sexualidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba: 2021.
CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012.
FERREIRA, Dulcinéia de Fátima. Educação e alfabetização de jovens e adultos: reflexões a partir da educação popular e dos processos de subjetivação. Poiésis - UNISUL, v. 11, n. 20, p. 380-394, 2017.
FERREIRA, Dulcinéia de Fátima; VARGA, István van Deursen. A potência da alegria no território existencial bumba meu boi de matraca do Maracanã – São Luis – Maranhão como forma de resistência e reexistência. Anais do I Seminário Internacional povos e comunidades tradicionais frente a projetos de desenvolvimento e V Seminário de desenvolvimento, modernidade e meio ambiente - Universidade Federal do Maranhão. São Luís: 2018.
FERREIRA, Dulcinéia de Fátima; VARGA, István van Deursen. Cultura popular e processos de subjetivação: em busca de linhas de vida. Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 4, n.1, p. 67-80, 2018.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira. Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a educação. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
ROLNIK, Sueli. “Fale com ele” ou como tratar o corpo vibrátil em coma. Conferência proferida no simpósio: Corpo, Arte e Clínica. Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, UFRGS, Porto Alegre, 11 mar. 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, p. 237-280, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
SANTOS, Vanessa Soares dos. Cultura popular e o modo de vida brincante: costurando linhas de vida na perspectiva das africanidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba: 2019.
SANTOS,Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SPINOZA, Baruch. Ética. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
VIANA, Raimundo Nonato Assunção. O Bumba-Meu-Boi como fenômeno estético: corpo, estética, educação. São Luis: EDUFMA, 2013.

Downloads

Publicado

17-10-2022

Como Citar

Caciatori, E. G., & Ferreira, D. de F. (2022). NA GIRA DA RODA ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURAS POPULARES: PINNING OF THE WHEEL BETWEEN POPULAR EDUCATION AND POPULAR CULTURES. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(36), 1–16. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.454