A DECOLONIALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, O MOVIMENTO NEGRO E A LUTA CONTRA O RACISMO
THE DECOLONIALITY OF PAULO FREIRE'S THOUGHT, THE BLACK MOVEMENT AND THE STRUGGLE AGAINST RACISM
Visualizações: 252DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.461Palavras-chave:
Paulo Freire. Luta. Racismo. Opressão. Movimento NegroResumo
Este artigo reflete sobre a decolonialidade do pensamento de Paulo Freire, o movimento negro e a luta contra o racismo, a partir do combate à opressão presente em suas obras. Na academia, temos um olhar militante, considerando as ações afirmativas para a presença negra com trajetória em organizações do movimento negro, nas instituições de ensino superior, composta por discentes, docentes e pesquisadoras/es. A luta contra o racismo e a opressão na academia, e o olhar militante na academia confirmam a necessidade de tematizar o preconceito racial, a discriminação racial e o significado do movimento negro no combate ao racismo.
Downloads
Referências
ASANTE, Molefi. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: Nascimento, Elisa Larkin. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.
CARDOSO, Marcos Antônio. O Movimento Negro em Belo Horizonte: 1978-1998. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
FERNANDES, Viviane Barboza e SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano de. Identidade Negra entre exclusão e liberdade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros nº 63 abr 1996 (p.103-120). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0020-38742016000100103&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em:10/10/2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 2. ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GONZALEZ, Lélia, HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
JESUS, Ilma Fátima. O pensamento do MNU. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves & BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção (Orgs.) O Pensamento Negro em Educação no Brasil: Expressões do Movimento Negro. São Carlos: Ed. da UFSCar, 1997.
JESUS, Ilma Fátima de e Ogunbiyi, Adomair O. Educação das Relações Étnico-Raciais: Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. São Paulo: Ed. Didática Suplegraf, 2010.
LEITE, José Correia. ... E disse o velho militante José Correia Leite: depoimentos e artigos. Organização e textos Cuti. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
Por uma Política Nacional de combate ao racismo e à desigualdade racial. Marcha Zumbi contra o racismo, pela cidadania e a vida. Brasília: Cultura Gráfica e Editora Ltda, 1996.
MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO: 1978-1988: 10 anos de luta contra o racismo. São Paulo: Confraria do Livre, 1988.
MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 62, p. 20–31, dez. 2015. Acesso em 12/03/2017.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.
OGUNBIYI, Adomair O. O que é Movimento Negro? Cadernos Papo Sério. Movimento Negro Unificado – MNU. São Bernardo do Campo (SP, 1995.
OGUNBIYI, Adomair O. Racismo, Preconceito racial e Discriminação racial: é preciso definir. I Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as Nordeste. Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SILVA, Júlio Menezes da. História: Quando Abdias encontrou-se com Paulo. Ipeafro, 2020. Disponível em: https://ipeafro.org.br/historia-quando-abdias-encontrou-se-com-paulo/ Acesso em: 21/01/2022.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e, GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Movimento Negro e Educação. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez 2000 Nº 15, p. 133-158. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n15/n15a09.pdf. Acesso em 29/07/2020.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Entre o Brasil e África: construindo conhecimentos e militância. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.