REFLEXOS DO ETERNO NO ESPELHO ANTROPOFÁGICO DE RUBEM ALVES

REFLECTIONS OF THE ETERNAL IN THE ANTHROPOPHAGEAL MIRROR OF RUBEM ALVES

Visualizações: 48

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8174

Palavras-chave:

Rubem Alves, Academia, Rejeição

Resumo

O Objetivo desse artigo é aprofundar as muitas faces de um autor que vem ganhado espaço na academia, após sua morte, óbvio, em relação à sua inadequação acadêmica e estrutural em seguir padrões de engessamento conceitual. Conhecer Rubem Alves despertou-nos inúmeros questionamentos sobre como o acadêmico deve se esforçar para refletir, como em um espelho antropofágico, a imagem de quem o orientar no processo de pesquisa e essa é a justificativa da construção dessa pesquisa. Parte-se do por que o autor em questão não queria se “parecer” com o modelo acadêmico vigente em seu tempo, tanto no aspecto da escrita quanto da oralidade? A hipótese primária é que o alvesiano detinha uma originalidade póstuma que somente no presente se começa a desnudar. Adotou-se por metodologia se compor um estudo exploratório de caráter bibliográfico apoiado em 9 obras do referido autor, estabelecendo uma análise qualitativa enviesada por fragmentos de uma obra de Dostoievski e outros referentes de análise. O resultado obtido é esse artigo e sua contribuição para o debate acadêmico entorno do desvelamento de Rubem Alves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Maria Zanotto, SEDUC

Graduada em Teologia (MACKENZIE, 2006). Graduada em Letras (UEG, 2009). Especialista em Mestranda em Teologia Pastoral (FTSA (2022-2023). Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006). Docente SEDUC. Ex-coordenadora pedagógica colégio CEQ Quirinópolis (2006-2007); ex-docente Colégio Expansão (2006-2009) Acumula experiências de coordenação escolar no Colégio Estadual Independência, além de artigos e organização de livros e capítulos publicados. (simone.zanotto@estudante.ufjf.br).

Gilson Xavier de Azevedo, UEG/FAQUI

Pós-doutorado em Educação pela PUC-GO (2020); Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. Filósofo pela FAEME, e Pedagogo pela UVA-ACARAÚ e Teólogo pelo MACKENZIE, Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, Ética e cidadania pela UFG, Filosofo Clínico pelo Inst. Packter, Neuropsicopedagogo e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Cândido Mendes. Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado da Faculdade Quirinópolis (Desde 2006).

Referências

ALVES, Rubem. A gestação do futuro. tradução de João Francisco Duarte Júnior. Campinas, SP: Papirus: 1986.

ALVES, Rubem. Da esperança. tradução de João Francisco Duarte Júnior. Campinas, SP, Papirus: 1987.

ALVES, Rubem. Dogmatismo e Tolerância. São Paulo: Loyola, 2004.

ALVES, Rubem. Enigma da religião. 6. ed. São Paulo, Papirus: 1984.

ALVES, Rubem. O poeta, o guerreiro e o profeta. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 1991.

ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Loyola, 2002.

ALVES, Rubem. O retorno e o terno: crônicas. Campinas, SP: Papirus, 2009.

ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: o feitiço erótico-herético da teologia, 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1985.

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Planeta, 2011.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.

EG. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Vaticano: 2013. In: www.vatican.va.

MARCUSE, Hebert. Eros e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

MONDIN, Batista. O homem, quem ele é? Elementos de antropológia filosófica. São Paulo: Edições Paulinas, 1980.

SOUZA, Draiton Gonzaga de. O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. 3ª Edição. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 2010.

Downloads

Publicado

20-04-2024

Como Citar

Zanotto, S. M., & Azevedo, G. X. de. (2024). REFLEXOS DO ETERNO NO ESPELHO ANTROPOFÁGICO DE RUBEM ALVES: REFLECTIONS OF THE ETERNAL IN THE ANTHROPOPHAGEAL MIRROR OF RUBEM ALVES. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(38), 1–15. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8174