REFLEXOS DO ETERNO NO ESPELHO ANTROPOFÁGICO DE RUBEM ALVES
REFLECTIONS OF THE ETERNAL IN THE ANTHROPOPHAGEAL MIRROR OF RUBEM ALVES
Visualizações: 48DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8174Palavras-chave:
Rubem Alves, Academia, RejeiçãoResumo
O Objetivo desse artigo é aprofundar as muitas faces de um autor que vem ganhado espaço na academia, após sua morte, óbvio, em relação à sua inadequação acadêmica e estrutural em seguir padrões de engessamento conceitual. Conhecer Rubem Alves despertou-nos inúmeros questionamentos sobre como o acadêmico deve se esforçar para refletir, como em um espelho antropofágico, a imagem de quem o orientar no processo de pesquisa e essa é a justificativa da construção dessa pesquisa. Parte-se do por que o autor em questão não queria se “parecer” com o modelo acadêmico vigente em seu tempo, tanto no aspecto da escrita quanto da oralidade? A hipótese primária é que o alvesiano detinha uma originalidade póstuma que somente no presente se começa a desnudar. Adotou-se por metodologia se compor um estudo exploratório de caráter bibliográfico apoiado em 9 obras do referido autor, estabelecendo uma análise qualitativa enviesada por fragmentos de uma obra de Dostoievski e outros referentes de análise. O resultado obtido é esse artigo e sua contribuição para o debate acadêmico entorno do desvelamento de Rubem Alves.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A gestação do futuro. tradução de João Francisco Duarte Júnior. Campinas, SP: Papirus: 1986.
ALVES, Rubem. Da esperança. tradução de João Francisco Duarte Júnior. Campinas, SP, Papirus: 1987.
ALVES, Rubem. Dogmatismo e Tolerância. São Paulo: Loyola, 2004.
ALVES, Rubem. Enigma da religião. 6. ed. São Paulo, Papirus: 1984.
ALVES, Rubem. O poeta, o guerreiro e o profeta. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 1991.
ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Loyola, 2002.
ALVES, Rubem. O retorno e o terno: crônicas. Campinas, SP: Papirus, 2009.
ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: o feitiço erótico-herético da teologia, 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1985.
ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Planeta, 2011.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
EG. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Vaticano: 2013. In: www.vatican.va.
MARCUSE, Hebert. Eros e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
MONDIN, Batista. O homem, quem ele é? Elementos de antropológia filosófica. São Paulo: Edições Paulinas, 1980.
SOUZA, Draiton Gonzaga de. O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. 3ª Edição. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.