DA PERSPECTIVA HISTÓRICA À UMA CONTEMPORANEIDADE DESAFIADORA: RELATOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE 2011 A 2016 EM SÃO LUÍS- MA
DE UNA PERSPECTIVA HISTÓRICA A UNA CONTEMPORANEIDAD DESAFIANTE: RELATOS DE LAS TRAYECTORIAS ESCOLARES DE PERSONAS SORDAS DE PRIMARIA A SECUNDARIA ENTRE 2011 Y 2016 EN SÃO LUÍS- MA
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https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8191Palavras-chave:
Educação de surdos, Trajetórias escolares, História de vidaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar trajetórias escolares de surdos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, no período de 2011 a 2016, em São Luís-MA e, por meio da história de vida na qual contemplam-se relatos de experiências e trajetórias no processo de ensino e aprendizagem dos surdos. A pesquisa busca identificar os desafios que se estenderam ao longo desse percurso para que fossem observados esses impasses que se fizeram presentes na educação desses sujeitos, após conquistas que garantiram os direitos de uma vida digna. Diante de tantas inquietações acerca da educação desses indivíduos, a pergunta norteadora que impulsionou esta pesquisa foi: quais os desafios na educação são notados pelos surdos em São Luís-MA? Como fundamentos teóricos foram utilizadas reflexões à luz dos estudos de: Le Goff (1990), com relação a esses relatos de vida e Strobel (2006), no que tange o processo de ensino e aprendizagem dos surdos. A escolha da metodologia foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, a utilização da entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas. Desse modo, nota-se que os desafios na historicidade na educação dos surdos envolvem lutas que exigiram reconhecimento, direito e inclusão, mas hoje, mesmo após essas conquistas, questiona-se ainda o que tem mudado no processo de escolarização dos surdos.
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