‘‘AQUI NÓS DIZ CUIÉ’’: UMA DESCRIÇÃO GEOSSOCIOLINGUÍSTICA DO FENÔMENO DA DESPALATIZAÇÃO EM PONTA DE PEDRAS – MARAJÓ – PA
‘‘AQUI NÓS DIZ CUIÉ’’: A GEOSOCIOLINGUISTIC DESCRIPTION OF THE PHENOMENON OF DESPALATISATION IN PONTA DE PEDRAS – MARAJÓ – PA
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i44.8897Palavras-chave:
Sociolinguística, Variação fonético-fonológica, ALiB, Falar ponta-pedrense/PAResumo
O trabalho em questão é um registro do fenômeno da despalatização encontrado na fala dos sujeitos moradores do município de Ponta de Pedras, pertencente à Ilha do Marajó, no estado do Pará. Nessa perspectiva, o presente estudo é pautado no domínio de três áreas da ciência da linguagem – dialetologia, sociolinguística, fonética e fonologia. A partir disso, objetivou-se realizar a descrição e a análise fonético-fonológica da despalatalização encontrada nos dados obtidos. Para isso, utilizaram-se como referencial teórico os estudos de Bagno (2001; 2007; 1999), Ferreira e Cardoso (1994), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Labov (1983), Tarallo (1988) e Razky (1998). Do ponto de vista metodológico, trata-se um estudo de natureza descritiva em que a amostra é composta pela estratificação de 16 colaboradores selecionados a partir dos critérios: sexo, nativos da localidade, pertencentes à faixa etária acima dos 50 anos e escolaridade incompleta. Sob tal perspectiva, os dados para a constituição do corpus da análise foram obtidos por meio de questionário fonético-fonológico (AGUILERA et al., 2001), cujas respostas foram transcritas foneticamente e analisadas qualitativamente. Os resultados encontrados apontam 88 ocorrências para o fenômeno da despalatalização da amostra, mais especificamente, nos itens: abelha > abeja; joelho > joeju, dentre outros. A análise evidencia o caráter variacionista e as marcas de identidade dos colaboradores de Ponta de Pedras/PA.
Downloads
Referências
AGUILERA, V. A. Atlas linguístico do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado do Paraná, 1994.
AGUILERA, V.; ARAGÃO, M. S. S.; CARDOSO, S. A. M.; KOCH, W.; MOTA, J. A.;
ZÁGARI, M. R. L. Questionários ALiB. 2001.
ARAGÃO, M. do S. de. A despalatalização e a iotização no falar de Fortaleza. In: JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO GELNE, 14., 1996, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 1996.
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
BAGNO, M. Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2001.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
CALVET, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
CARDOSO, S. A. Geolingüística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010. DUBOIS, J. et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Ática, 1995.
FERREIRA, C.; CARDOSO, S. A dialetologia no Brasil. São Paulo: Contexto, 1994. FERREIRA, C. et al. Atlas Linguístico de Sergipe. Salvador: UFBA, 1987.
LABOV, W. Modelos Sociolinguísticos. Madrid: Catedral. 1983. (Série Repensando a Língua Portuguesa).
LIMA, A. V. D. Mapeamento Linguístico: um estudo fonético-fonológico do falar ponta-pedrense - Marajó/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA,
M. C.; BRAGA, M. L. (Org.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2008.
RAZKY, A. O Atlas Geo-Sociolingüístico do Pará: Abordagem Metodológica. In: AGUILERA, V.de A. (Org.). A Geolinguística no Brasil: caminhos e perspectivas. Londrina: UEL, 1998.
SILVEIRA, Sousa da. Lições de Português. 10 ed. Rio de Janeiro: Ed. Presença, 1988. TARALLO, F. A pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.