Chamada para publicação - V.2. N.9 - 2023

22-06-2023

DOSSIÊ TEMÁTICO - “DIÁLOGOS COM MNEMOSINE:CONSTRUINDO NARRATIVAS EM UM MUNDO DIGITAL”

 

Descendente do céu e da terra, Mnemosine se ergue no panteão grego como a deusa da memória, da lembrança, aquela que tudo sabe, que tudo lembra, a criadora da linguagem. Contadora de histórias, divindade da literatura, conquistou o próprio Zeus e deu à luz às artes, às ciências, às letras: suas musas. E é justamente essa a sua grande dádiva à humanidade: ter nos dados a capacidade de contar histórias, o que nos torna humanos e que, ao mesmo tempo, nos imortaliza. Em um mundo tão efêmero dominado por dados em fluxo, por tecnologias cada vez mais onipresentes e que também abrem espaço para nossa imortalização, a literatura e o cinema emergem como produtos e produtores da nossa memória individual e coletiva. E não seria a própria memória a possibilidade da coexistência entre passado, presente e futuro? Ela nos guia e nos ensina; também é lugar de aprendizagem e conhecimento e se faz na fala, na escrita, na imagem, no som, no toque, no sabor. Somos, em si, memórias puras.

E para dar voz a cada uma delas – às que foram, às que são e às ainda virão a ser – é que se propõe este dossiê temático. A VALITTERA – Revista Literária dos Acadêmicos de Letras da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) – abre esta chamada para publicação na forma do dossiê intitulado “Diálogos com Mnemosine: construindo narrativas em um mundo digital” a fim de organizar trabalhos cujo objetivo seja debater sobre os estudos literários nesta sociedade atual, sobre a presença das várias linguagens (escrita, sonora, audiovisual) e de seus correspondentes processos formativos na composição das narrativas individuais e coletivas que produzem e são produzidas pela cultura, pela arte, pela ciência e pela educação. Nisso se inserem temáticas relacionadas à leitura e à escrita literária na sua intersecção com a educação, com o cinema e com a tecnologia, isto é, importa registrar aqui todo trabalho que resgate o significado de se produzir narrativas que constroem significado em nossas memórias – logo, em nossas vidas. Serão aceitos artigos que se relacionem com alguma das seguintes áreas de investigação:

 

  1. Literatura e educação
  2. Literatura e cinema
  3. Literatura, narrativas digitais e tecnologia
  4. Estudos comparados em literatura, cinema e educação
  5. Estudos literários
  6. Escrita criativa e educação
  7. Narrativas transmídia

 

As normas para submissão dos artigos deverão seguir o disposto na seção Diretrizes para Autores na página da Revista VALITTERA. Os artigos deverão ser enviados pelo sistema de submissões da revista até 01 de setenbro de 2023, de acordo com o cronograma disposto a seguir.

 

Cronograma:

  • Recepção dos artigos: até 01/09/2023.
  • Notificação aos autores (resultado da avaliação dos artigos): até 15/10/2023.
  • Recepção da versão final dos artigos: até 01/11/2023.
  • Publicação do dossiê: até 25/11/2023.

 

Organizadores:

  • Prof. Me. Jardel Lucas Garcia
  • Profª. Drª. Querte Teresinha Conzi Mehlecke