Pareceres sobre o mito, o romance e a relação com a identidade nacional brasileira
Visualizações: 7470Resumo
Este artigo se propõe em efetuar pareceres sobre o surgimento e a dissolução do mito, bem como a formação do romance. Também pretendemos discutir sobre a identidade nacional, pontuar algumas questões sobre o assunto e tentar verificarmos se podemos afirmar uma identidade nacional na literatura brasileira.Referências
ADORNO, Theodor w. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
BARBOSA, João Alexandre. As ilusões da modernidade. In: As ilusões da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1986.
________, João Alexandre. Paixão crítica; forma e história na crítica brasileira. Introdução a Textos críticos: Augusto Meyer. Seleção e Introdução de João Alexandre Barbosa, 1986.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. Belo horizonte: Editora Itatiaia Ltda., 2000.
COSTA LIMA, Luiz. Mímesis e modernidade: formas das sombras. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 19º Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
FRYE, Northrop. Crítica arquetípica: teoria dos mitos. In: Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1984.
_______, Northrop. Fábulas da Identidade: ensaios sobre mitopoética. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo; Nova Alexandria, 2000.
LIMA, Luiz Costa. Pensando nos trópicos: (dispersa demanda II). Rio de janeiro: Rocco, 1991.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2009.
SCHULER, Donald. A construção da Ilíada. Porto Alegre, UFRGS, 2004.
VIEIRA, Anco Marcio Tenório. O que é e o que não é literatura? In. Repensando a teoria literária contemporânea. Org. João Sedycias; apresentação de Cíntia Moscovich. Recife: Editora UFPE, 2015.
________, Anco Marcio Tenório. A propósito do conceito de literatura nacional. Disponível em http://www1.uefs.br/nep/labirintos/edicoes/02_2010/06_dossie_anco_marcio_tenorio_vieira.pdf Acesso em 10 de dezembro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).