Ocupação

Visualizações: 7336

Autores

Palavras-chave:

Poesia, Ocupação.

Resumo

Trata-se de poema inédito, a ser publicado futuramente em meu primeiro livro de poemas, Quatro cantos. Pertencente a uma série intitulada "Poemas do chão da cidade", esse texto busca refletir, poeticamente, sobre um acontecimento urbano de grande importância ocorrido no ano de 2018 - o incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, que se situava em frente ao largo do Paissandu, no centro da cidade de São Paulo. Construído ao longo da década de 1960 e inaugurado em 1968, o edifício - tombado em 1992 - pertencia à União e, em virtude de seu abandono pelo poder público, havia sido ocupado por manifestantes do Movimento Luta por Moradia Digna (LMD). Devido às condições precárias das habitações, o edifício sofreu um incêndio de grandes proporções no dia primeiro de maio de 2018 e desabou poucos minutos depois, causando a morte pelo menos um morador (Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, o Tatuagem). Além disso, o desabamento provocou a destruição de parte - sobretudo o teto e algumas paredes laterais - do prédio vizinho, a Igreja Evangélica Luterana de São Paulo. À época da tragédia, viviam 146 famílias no interior da chamada Ocupação Wilton Paes de Almeida, as quais conseguiram escapar ao desabamento e passaram a viver em tendas e barracas erguidas provisoriamente no Largo do Paissandu. Em julho de 2018, momento da escrita deste poema, várias famílias ainda se encontravam nessa situação desoladora, dependendo de doações para suas necessidades básicas e sem qualquer previsão de obtenção de uma nova moradia.

Biografia do Autor

Henrique Provinzano Amaral, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Letras Estrangeiras e Tradução - FFLCH/USP, em que estuda o tema do oral na obra "Poétique de la Relation", do pensador e escritor martinicano Édouard Glissant.

Downloads

Publicado

24-12-2019

Como Citar

Provinzano Amaral, H. (2019). Ocupação. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(1), 32–32. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/valit/article/view/3680