O MARAVILHOSO NAS VERTENTES DE CINDERELA: COMPARAÇÃO ENTRE OS CONTOS DE FADAS CINDERELA, A GATA BORRALHEIRA E BICHO DE PALHA
Visualizações: 7940Palavras-chave:
cinderela, conto de fadas, comparação, maravilhosoResumo
O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise, a fim de observar o maravilhoso na literatura e comparar, encontrando diferenças e semelhanças entre três versões do conto de fadas Cinderela. Partindo da pesquisa bibliográfica, apontaremos nas histórias o que Bettelheim (1980), Coelho (1987) e Todorov (1992) expõe a respeito das marcas do maravilhoso e do conto de fadas, além de suas influências no imaginário infantil. Esperamos contribuir com os estudos voltados para os contos de fadas e as variações de Cinderela.
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A luta pelo significado. In: ____. A psicanálise dos contos de fadas. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CASCUDO, Dáhlia Freire. Bicho de Palha. In: CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil (edição digital). 1. ed. São Paulo: Global, 2014. p. 39 - 42.
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1987
DISNEY, Walt. Cinderela. In: FREITAS, Teresa. Contos infantis, 2004. Disponível em: <http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/cinema/dossier/cinderela/ciderela_texto.htm>. Acesso em: 30 de jun. 2019.
GRIMM, Irmãos. Cinderela. Grimm Stories, 2005. Disponível em: <https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/a_gata_borralheira_cinderela>. Acesso em: 30 de jun. 2019.
MIRANDA, Rafael. 30 coisas que você não sabia sobre "Cinderela". In: Fatos Desconhecidos, 2015. Disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/30-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-cinderela/>. Acesso em 02 de jun. 2019.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).