O MARAVILHOSO NAS VERTENTES DE CINDERELA: COMPARAÇÃO ENTRE OS CONTOS DE FADAS CINDERELA, A GATA BORRALHEIRA E BICHO DE PALHA

Visualizações: 7836

Autores

  • Fernando Soares Ferreira de Santana Universidade do Estado de Mato Grosso (Câmpus de Tangará da Serra)

Palavras-chave:

cinderela, conto de fadas, comparação, maravilhoso

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise, a fim de observar o maravilhoso na literatura e comparar, encontrando diferenças e semelhanças entre três versões do conto de fadas Cinderela. Partindo da pesquisa bibliográfica, apontaremos nas histórias o que Bettelheim (1980), Coelho (1987) e Todorov (1992) expõe a respeito das marcas do maravilhoso e do conto de fadas, além de suas influências no imaginário infantil. Esperamos contribuir com os estudos voltados para os contos de fadas e as variações de Cinderela.

Biografia do Autor

Fernando Soares Ferreira de Santana, Universidade do Estado de Mato Grosso (Câmpus de Tangará da Serra)

Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Letras na UNEMAT, Câmpus Universitário "Professor Eugênio Carlos Stieler". Cursou Técnico em Informática, Montagem e Manutenção de Computadores e Informática Essencial. Possui experiência em sala de aula através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Institucional de Residência Pedagógica da CAPES (subprojetos Letras - Inglês).

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A luta pelo significado. In: ____. A psicanálise dos contos de fadas. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CASCUDO, Dáhlia Freire. Bicho de Palha. In: CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil (edição digital). 1. ed. São Paulo: Global, 2014. p. 39 - 42.

COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1987

DISNEY, Walt. Cinderela. In: FREITAS, Teresa. Contos infantis, 2004. Disponível em: <http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/cinema/dossier/cinderela/ciderela_texto.htm>. Acesso em: 30 de jun. 2019.

GRIMM, Irmãos. Cinderela. Grimm Stories, 2005. Disponível em: <https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/a_gata_borralheira_cinderela>. Acesso em: 30 de jun. 2019.

MIRANDA, Rafael. 30 coisas que você não sabia sobre "Cinderela". In: Fatos Desconhecidos, 2015. Disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/30-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-cinderela/>. Acesso em 02 de jun. 2019.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

24-12-2019

Como Citar

Soares Ferreira de Santana, F. (2019). O MARAVILHOSO NAS VERTENTES DE CINDERELA: COMPARAÇÃO ENTRE OS CONTOS DE FADAS CINDERELA, A GATA BORRALHEIRA E BICHO DE PALHA. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(1), 78–86. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/valit/article/view/3713

Edição

Seção

Artigo