DO DESCASO À SEDUÇÃO: A ESTRUTURA NARRATIVA EM O SOBRINHO DO MAGO, DE C.S LEWIS, COMO FONTE DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Visualizações: 7559Palavras-chave:
As Crônicas de Nárnia, Conto maravilhoso, Leitor, Sedução.Resumo
O presente artigo visa estudar as relações de prazer que se estabelecem entre a obra O sobrinho do Mago, de C.S Lewis, e o leitor, isto é, o processo de sedução realizado por meio da estrutura morfológica e sua construção no texto e para o texto. A construção morfológica da obra se dá por meio de 7 personagens básicas que desempenham papéis em uma ou mais esferas de ação, isto é, os comportamentos recorrentes dessas personagens determinam o futuro do herói, da família e do ambiente em que se passa a história. Sendo assim, a análise aqui tratada estuda o espaço, o tempo, as personagens e o enredo, tendo por perspectiva teórica a Morfologia do Conto, de Vladimir Propp. Aborda também os aspectos social e político para a contextualização e o que Iser (2002) chamou de o jogo do texto, o debate possível entre o texto e o leitor durante a leitura.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1990. (Série Universitária. Clássicos de Filosofia).
BEZERRA, I. S. Entre a sedução e a desconfiança: o jogo do autor e do leitor em Les Faux-Monnyeurs de André Gide. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 95-110, nov. 2012.
CARDOSO FILHO, J. L. 40 Anos de estética da recepção: pesquisa e desdobramentos nos meios de comunicação. Revista Diálogos Possíveis, n. 4, p. 65-76, jul./dez. 2007.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996. (V. 1).
JAUSS, H. R. et al. A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. Seleção, coordenação e tradução Luiz Costa Lima. 2. ed. re. e ampl. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LEWIS, C.S. Um experimento na crítica literária. Tradução João Luis Ceccantini. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
LEWIS, C.S. As Crônicas de Nárnia. Tradução Silêda Steuernagel e Paulo Mendes Campos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. (Volume único).
MOTTA, L. G. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
PROPP, V. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução Jasna Paravich Sarhan. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).