Thoreau e Andersen: diálogos com a modernidade
Visualizações: 7504Palavras-chave:
Thoreau, Andersen, Modernidade, EcocríticaResumo
O presente trabalho se estrutura a partir da análise da autobiografia Walden, de Henry Thoreau, e do conto A dríade, de Hans Christian Andersen, para discutir o posicionamento ideológico assumido por esses autores, em suas respectivas obras, frente à questão da modernidade. Entende-se por modernidade o período marcado por constantes e rápidas transformações sociais, políticas, econômicas, ideológicas, culturais e artísticas pelo qual passa a sociedade ocidental da metade para o final do século XIX; um processo de profundas desconstruções de valores consolidados – em que as certezas supostamente inabaláveis passam a ser questionadas. Thoreau e Andersen retratam de forma diferente, mas não contraditória, a experiência da modernidade neste contexto, que representada em sua totalidade aparece como uma temática paradoxal – de um lado ela vem atrelada às ideias de progresso, desenvolvimento, liberdade, agitação e deslumbramento; de outro, está associada ao perigo, à depravação, à destruição da natureza, à crueldade, ao condicionamento do ser humano. Pretende-se com o estabelecimento desse diálogo, apresentar uma leitura crítica sobre a modernidade que perpassa a obra desses autores, e com isso, uma interpretação sobre o assunto que se somará aos discursos que analisam a modernidade.
Referências
ANDERSEN, Hans Christian. The Dryad. (1868) Trad. Jean Hersholt. Disponível em: <http://www.andersen.sdu.dk/vaerk/hersholt/TheDryad_e.html>. Acesso em 21 jun. 2019.
BARBUY, Heloísa. A exposição universal de 1889 em Paris. São Paulo: Loyola, 1999.
BÖHME, Gernot. Aesthetics of Nature: A Philosophical Perspective. In: ZARP, Hubert (ed). Handbook of Ecocriticism and Cultural Ecology. Walter de Gruyter: Berlin: Boston, 2016. p.123-134.
GARRARD, Greg. Ecocrítica. Trad. Vera Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
HARDING, Walter. Henry David Thoreau: Walden; Or, Life in the Woods. In: Landmarks of American writing. Washington, D.C.: Forum Editor, 1969. p. 151-160.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ROCHA, René Eberle. Natureza e sociedade no pensamento de Thoreau: do transcendentalismo ao ambientalismo. Revista Espaço de diálogo, São Paulo, v. 10, n.1, p.66-77, 2018.
THOREAU, Henry David. Walden. Porto Alegre, L&PM, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).