Thoreau e Andersen: diálogos com a modernidade

Visualizações: 7504

Autores

Palavras-chave:

Thoreau, Andersen, Modernidade, Ecocrítica

Resumo

O presente trabalho se estrutura a partir da análise da autobiografia Walden, de Henry Thoreau, e do conto A dríade, de Hans Christian Andersen, para discutir o posicionamento ideológico assumido por esses autores, em suas respectivas obras, frente à questão da modernidade. Entende-se por modernidade o período marcado por constantes e rápidas transformações sociais, políticas, econômicas, ideológicas, culturais e artísticas pelo qual passa a sociedade ocidental da metade para o final do século XIX; um processo de profundas desconstruções de valores consolidados – em que as certezas supostamente inabaláveis passam a ser questionadas. Thoreau e Andersen retratam de forma diferente, mas não contraditória, a experiência da modernidade neste contexto, que representada em sua totalidade aparece como uma temática paradoxal – de um lado ela vem atrelada às ideias de progresso, desenvolvimento, liberdade, agitação e deslumbramento; de outro, está associada ao perigo, à depravação, à destruição da natureza, à crueldade, ao condicionamento do ser humano. Pretende-se com o estabelecimento desse diálogo, apresentar uma leitura crítica sobre a modernidade que perpassa a obra desses autores, e com isso, uma interpretação sobre o assunto que se somará aos discursos que analisam a modernidade.

Biografia do Autor

Vanessa de Paula Hey, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do departamento de Letras da UFPR na área de Estudos literários

Referências

ANDERSEN, Hans Christian. The Dryad. (1868) Trad. Jean Hersholt. Disponível em: <http://www.andersen.sdu.dk/vaerk/hersholt/TheDryad_e.html>. Acesso em 21 jun. 2019.

BARBUY, Heloísa. A exposição universal de 1889 em Paris. São Paulo: Loyola, 1999.

BÖHME, Gernot. Aesthetics of Nature: A Philosophical Perspective. In: ZARP, Hubert (ed). Handbook of Ecocriticism and Cultural Ecology. Walter de Gruyter: Berlin: Boston, 2016. p.123-134.

GARRARD, Greg. Ecocrítica. Trad. Vera Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

HARDING, Walter. Henry David Thoreau: Walden; Or, Life in the Woods. In: Landmarks of American writing. Washington, D.C.: Forum Editor, 1969. p. 151-160.

KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ROCHA, René Eberle. Natureza e sociedade no pensamento de Thoreau: do transcendentalismo ao ambientalismo. Revista Espaço de diálogo, São Paulo, v. 10, n.1, p.66-77, 2018.

THOREAU, Henry David. Walden. Porto Alegre, L&PM, 2010.

Downloads

Publicado

23-04-2020

Como Citar

Hey, V. de P. (2020). Thoreau e Andersen: diálogos com a modernidade. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(2), 72–85. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/valit/article/view/3819

Edição

Seção

Artigo