“Igor na Chuva” de Hugo Guimarães como a mariposa na noite da literatura gay brasileira
Visualizações: 7486Palavras-chave:
Literatura gay, Hugo Guimarães, Literatura LGBTQIResumo
“Igor na chuva” é o mais recente romance lançado pelo escritor paulistano Hugo Guimarães no ano de 2019. O romance conta a história de um dia um jovem homossexual, universitário e atleta mergulhado em uma depressão profunda que sai pela cidade de São Paulo tomada por uma chuva torrencial. O romance de Hugo nasce como mais uma mariposa na literatura gay brasileira: do casulo das redes sociais para o voo do romance marginal e performático.
Referências
MANZONI-DE-ALMEIDA, D. A subversão da mancha do mal na poesia de Hugo Guimarães. Valittera. Revista de Literatura dos acadêmicos de letras, 163-170, 2020.
ANDRADE, C. D. Claro enigma. 13a ed. Rio de Janeiro: Record, 1998
GUIMARÃES, H. Poesia Gay Underground: história e glória. Dix Editorial, 2008
TAYLOR, Diana. Performance. Buenos Aires. Asunto Impreso, 2012
MAIA, H. T. A literatura gay é um cruising bar: reflexões sobre a literatura gay, o mercado e a obra de João Gilberto Noll. Revista Periodicus, n.3, v.1, p.183-199, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).