A mulher (e seu corpo) como campo de batalha
as representações do sujeito fragmentado e contemporâneo em Matéi Visniec
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https://doi.org/10.61389/valittera.v1i4.6259Palavras-chave:
Matéi Visniec. Teatro Contemporâneo. Violência objetiva. Materialismo lacaniano.Resumo
A partir das pesquisas acerca da constituição do teatro moderno e contemporâneo, busca-se averiguar as representações simbólicas e imagéticas dos sujeitos contemporâneos – representados por personagens fragmentados – com o suporte analítico de Matéi Visniec em sua obra A Mulher como Campo de Batalha ou Do Sexo da Mulher como Campo de Batalha na Guerra da Bósnia (2012). Assim, por meio do suporte crítico e histórico de pesquisadores como Szondi (1880-1950), Sarrazac (1998), além de outros, e também por meio de estudos e representações contemporâneas como a pesquisa proposta por Galante (2020), busca-se compreender a subjetividade e a ressimbolização do trauma, por meio do discurso – e da representação – que também demonstra a violência, discutida em diversas pesquisas e respaldada no conceito proposto por Slavoj Žižek em sua obra Violência: seis reflexões laterais (2015), a fim de compreender como o processo de ressimbolização do trauma pode ser efetuado por meio da narrativa, da literatura e do teatro contemporâneo.
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