Cena Periférica: quando a rua vem de fone

Autores

Palavras-chave:

Autobiografia, Dramaturgia, Periferia, Teatro

Resumo

O presente artigo tem o intuito de desdobrar, pela perspectiva dos envolvidos nos aspectos teóricos e práticos, a montagem de uma cena espetacular. A dramaturgia da cena em questão foi escrita por um dos autores e encenada por um Coletivo Teatral. A cena foi apresentada durante um determinado Festival Breves Cenas de Teatro, ocorrido em Manaus - AM. A metodologia adotada para este trabalho reflete o percurso histórico dos coletivos teatrais no Brasil, bem como a elaboração de práticas teatrais contemporâneas e coletivas. A fim de tecer considerações importantes acerca da concepção, montagem e apresentação cênica, nos interessa, por meio deste, aproximar a produção teatral com a vida, através de uma perspectiva (auto)biográfica. Por fim, destacamos que a compreensão desse material teórico tornou-se um elemento intrínseco à composição cênica e ao nosso trabalho, como forma de existir, denunciar, resistir e re-existir através da prática teatral.

Biografia do Autor

Diego Domingos Pereira, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João Del Rei – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2708-3534. E-mail: diegojse@hotmail.com

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1994.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CARREIRA, André. Teatro de grupo e a noção de coletivo criativo.VI Congresso de pesquisa e pós graduação em Artes Cênicas, 2010.

ESSLIN, Martin. Anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Leite, Janaína. Transgressões e estigmas nos modelos de representação autobiográfica. São Paulo: Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 86-92, 2013.

LIMA, Evani. Contribuições da performance negra para o teatro brasileiro. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Relatório do PNPD. Salvador: UFBA/PPGAC, 2016.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MENDES, Cleise Furtado. As estratégias do drama. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1995.

MORATORI, Felipe. Projeto duas intenções. Juiz de Fora , 2020.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Rodrigues, Eder Sumariva. Teatro anos 80: Uma década vazia?. In: Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC.

VENDRAMINI, José Eduardo. Dramaturgia: criação e reflexão. 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

28/12/2021

Como Citar

Pereira, D. D., & Valério, F. (2021). Cena Periférica: quando a rua vem de fone. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(4), 300–317. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/valit/article/view/6372