Cena Periférica
quando a rua vem de fone
Visualizações: 7041DOI:
https://doi.org/10.61389/valittera.v1i4.6372Palavras-chave:
Autobiografia, Dramaturgia, Periferia, TeatroResumo
O presente artigo tem o intuito de desdobrar, pela perspectiva dos envolvidos nos aspectos teóricos e práticos, a montagem de uma cena espetacular. A dramaturgia da cena em questão foi escrita por um dos autores e encenada por um Coletivo Teatral. A cena foi apresentada durante um determinado Festival Breves Cenas de Teatro, ocorrido em Manaus - AM. A metodologia adotada para este trabalho reflete o percurso histórico dos coletivos teatrais no Brasil, bem como a elaboração de práticas teatrais contemporâneas e coletivas. A fim de tecer considerações importantes acerca da concepção, montagem e apresentação cênica, nos interessa, por meio deste, aproximar a produção teatral com a vida, através de uma perspectiva (auto)biográfica. Por fim, destacamos que a compreensão desse material teórico tornou-se um elemento intrínseco à composição cênica e ao nosso trabalho, como forma de existir, denunciar, resistir e re-existir através da prática teatral.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1994.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CARREIRA, André. Teatro de grupo e a noção de coletivo criativo.VI Congresso de pesquisa e pós graduação em Artes Cênicas, 2010.
ESSLIN, Martin. Anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
Leite, Janaína. Transgressões e estigmas nos modelos de representação autobiográfica. São Paulo: Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 86-92, 2013.
LIMA, Evani. Contribuições da performance negra para o teatro brasileiro. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Relatório do PNPD. Salvador: UFBA/PPGAC, 2016.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MENDES, Cleise Furtado. As estratégias do drama. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1995.
MORATORI, Felipe. Projeto duas intenções. Juiz de Fora , 2020.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Rodrigues, Eder Sumariva. Teatro anos 80: Uma década vazia?. In: Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC.
VENDRAMINI, José Eduardo. Dramaturgia: criação e reflexão. 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).