O renascimento no Fausto de Goethe

a conformação do realismo no meio trágico

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Autores

  • Thiago Oliveira Gonzalez Lopez Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.61389/valittera.v1i4.6383

Palavras-chave:

Fausto, Goethe, Realismo, Renascimento.

Resumo

Nas duas partes de Fausto (1808 e 1832), Goethe (1749 – 1832) traça o percurso trágico de seu personagem desde a Idade Média, solo no qual se encontra o autor, até os princípios da modernidade, cujos passos iniciais são observados no início do século XIX. Entre estes dois momentos históricos, contudo, se encontra a passagem do personagem pelo Renascimento, momento no qual as concepções de tempo e espaço aparecem dissolvidas em estratégias literárias - estas peculiares na tragédia. Deste modo, configurada a condição histórica na qual se encontra Goethe, propõe-se uma leitura das categorias estéticas por ele conformadas para a materialização poética de um espaço, de um tempo e, por conseguinte, de uma ação à luz de uma perspectiva realista. A partir da tragédia Fausto, o artigo se estrutura pelos elos da crítica literária, de onde se compreende a peculiaridade da literatura enquanto arte; e da historiografia, na medida em que se observa a maneira com a qual o homem se relaciona com seu espaço circundante em seu tempo, e edifica a si mesmo.

Biografia do Autor

Thiago Oliveira Gonzalez Lopez, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense – Brasil, com período sanduíche em Universidad de Málaga – Espanha. E-mail: thiagolopez@id.uff.br.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

Gonzalez Lopez, T. O. (2021). O renascimento no Fausto de Goethe: a conformação do realismo no meio trágico. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(4), 267–283. https://doi.org/10.61389/valittera.v1i4.6383