O renascimento no Fausto de Goethe
a conformação do realismo no meio trágico
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https://doi.org/10.61389/valittera.v1i4.6383Palavras-chave:
Fausto, Goethe, Realismo, Renascimento.Resumo
Nas duas partes de Fausto (1808 e 1832), Goethe (1749 – 1832) traça o percurso trágico de seu personagem desde a Idade Média, solo no qual se encontra o autor, até os princípios da modernidade, cujos passos iniciais são observados no início do século XIX. Entre estes dois momentos históricos, contudo, se encontra a passagem do personagem pelo Renascimento, momento no qual as concepções de tempo e espaço aparecem dissolvidas em estratégias literárias - estas peculiares na tragédia. Deste modo, configurada a condição histórica na qual se encontra Goethe, propõe-se uma leitura das categorias estéticas por ele conformadas para a materialização poética de um espaço, de um tempo e, por conseguinte, de uma ação à luz de uma perspectiva realista. A partir da tragédia Fausto, o artigo se estrutura pelos elos da crítica literária, de onde se compreende a peculiaridade da literatura enquanto arte; e da historiografia, na medida em que se observa a maneira com a qual o homem se relaciona com seu espaço circundante em seu tempo, e edifica a si mesmo.
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