DIÁRIO DE UMA GALINHA: nas tramas da vida

Visualizações: 92

Autores

Palavras-chave:

Modos de produção. Rupturas. Cotidiano.

Resumo

Neste ensaio, utilizamos os preceitos da poética e da arte visual para promoção de reflexões sobre o sistema de produção e de valorização humana que orienta os modos de ser e existir. Para isso, realizamos analogias com um personagem enigmático do nosso cotidiano - a galinha - e seu modo de vida e importância na cadeia produtiva e alimentar da humanidade. Assim, realiza-se um estudo bibliográfico e fomenta-se diálogos com registros in loco de imagens da galinha em ambientes de acolhimento e ruptura. Ao final deste trabalho é possível perceber o quanto o ser humano precisa refletir sobre suas ações e práticas que desempenha que, muitas vezes, fazem com que ele assuma a posição de - galinha - frente ao sistema político brasileiro, tornando-se necessário rever determinados modos de vida para que outros sistemas sejam valorados, como o educacional, social, cultural e artístico. Portanto, esperamos que este ensaio com base no diário de uma galinha possa mostrar faces existentes nas tramas da vida e possibilitar rupturas no cotidiano da humanidade. 

Biografia do Autor

Lillian Gonçalves de Melo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG- Campus Araçuaí

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros, e Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Aberta do Brasil - UAB. Área de pesquisa Estudos da Linguagem e do Discurso, Formação de Professores, estudos do Léxico, Variação Linguística, Cultura, Identidade e Povos Indígenas. Atualmente é professora do IFNMG- Campus Araçuaí.

 

Referências

Dicionário Criativo. Disponível em: https://dicionariocriativo.com.br/significado/indez. Acesso em: 10 de jan. de 2021.

GUIMARÃES, Rosa. Tumatéia - Terceiras Estórias. 10 ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2017.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. 10 ed. São Paulo/SP: Ática, 2019.

Reis, Maria Firmina dos (1825-1917). Úrsula e outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, edições Câmara, 2018.

Tutaméia: a despedida de João Guimarães Rosa. LiteraturaBR. Disponível em:

https://www.literaturabr.com/2014/01/23/tutameia-a-despedida-de-joao-guimaraes-rosa/. Acesso em: 20 de fev. de 2021.

“João Porém, o criador de perus”, um conto encantador de João Guimarães Rosa. Revista Prosa e Verso. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/joao-porem-o-criador-de-perus-um-conto-encantador-de-joao-guimaraes-rosa/.Acesso em: 10 de fev. de 2021.

Tumatéia - Terceiras Estórias. Disponível em: https://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/tutameia-terceiras-estorias.html. Acesso em: 10 de fev. de 2021.

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

de Melo, L. G. (2023). DIÁRIO DE UMA GALINHA: nas tramas da vida. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/valit/article/view/6396