FENÔMENOS LINGUÍSTICOS ENTRE MULHERES DE 18 A 25 ANOS E MAIORES DE 50 ANOS EM BELÉM/PA
LINGUISTIC PHENOMENA AMONG WOMEN AGED 18 TO 25 AND OVER 50 IN BELÉM/PA
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8571Palavras-chave:
Variação linguística, Fenômenos linguísticos e SujeitosResumo
O presente artigo se propõe a descrever e analisar alguns fenômenos linguísticos existentes no português falado no Brasil, na faixa etária de 18 a 25 anos e maiores de 50 anos, cujos critérios são: sujeitos mulheres, todas com ensino superior completo, sendo quatro com idade entre 18 a 25 anos e outras quatros com idade acima de 50 anos e residentes em Belém do Pará. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, o qual tece como fundamentação teórica de BAGNO (2006) e BECHARA (2009). A metodologia utilizada parte da análise quali-quantitativo, com instrumentos de pesquisas por meio do Questionário Fonético e Fonológico (QFF), composto de 88 perguntas, aplicado em uma pesquisa de campo. Após a aplicação foi elaborada a transcrição e feita uma análise como e com que frequência ocorreram os fenômenos na pronúncia dos sujeitos investigados. E com isso, destacaram-se diferenças pouco marcantes entre os grupos etários, observou-se que dentre os oito fenômenos averiguados, cinco ocorreram nas falas dos sujeitos entrevistados. Com isso, o impacto das mudanças linguísticas ao longo do tempo e a influência de fatores culturais na configuração dessas variações. A abordagem de gênero na pesquisa permitiu identificar possíveis diferenças nas variações linguísticas entre mulheres jovens e adultas, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das complexidades da linguagem em diferentes contextos geracionais. Os resultados apresentados contribuem para o enriquecimento do conhecimento sobre a diversidade linguística e incentiva futuras pesquisas que explorem ainda mais essas nuances.
Downloads
Referências
BAGNO, M. A Língua de Eulália. Novela Sociolinguística. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
BAGNO, M. Preconceito Linguístico. O que é, Como se faz. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
COELHO, I. L. et al. Para Conhecer Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Gramática do Português Contemporâneo. 17. ed. Lisboa: Edições Joao Sa da Costa, 2004.
GORSKI, E. M. ; COELHO, I. L. Variação Linguística e Ensino de Gramática. Working Papers em Lingüística , v. 10, p. 73-91, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p73
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Belém: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belem/panorama
LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. Tradução de BAGNO, M.; M. M. P. Scherre;. São Paulo: Parábola, 2008.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 27ª ed - São Paulo: Cultrix, 2006.
SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios. 11ª ed. 4ª reimpressão - São Paulo: Contento, 2023.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.