FENÔMENOS LINGUÍSTICOS ENTRE MULHERES DE 18 A 25 ANOS E MAIORES DE 50 ANOS EM BELÉM/PA

LINGUISTIC PHENOMENA AMONG WOMEN AGED 18 TO 25 AND OVER 50 IN BELÉM/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8571

Palavras-chave:

Variação linguística, Fenômenos linguísticos e Sujeitos

Resumo

O presente artigo se propõe a descrever e analisar alguns fenômenos linguísticos existentes no português falado no Brasil, na faixa etária de 18 a 25 anos e maiores de 50 anos, cujos critérios são: sujeitos mulheres, todas com ensino superior completo, sendo quatro com idade entre 18 a 25 anos e outras quatros com idade acima de 50 anos e residentes em Belém do Pará. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, o qual tece como fundamentação teórica de BAGNO (2006) e BECHARA (2009). A metodologia utilizada parte da análise quali-quantitativo, com instrumentos de pesquisas por meio do Questionário Fonético e Fonológico (QFF), composto de 88 perguntas, aplicado em uma pesquisa de campo. Após a aplicação foi elaborada a transcrição e feita uma análise como e com que frequência ocorreram os fenômenos na pronúncia dos sujeitos investigados. E com isso, destacaram-se diferenças pouco marcantes entre os grupos etários, observou-se que dentre os oito fenômenos averiguados, cinco ocorreram nas falas dos sujeitos entrevistados. Com isso, o impacto das mudanças linguísticas ao longo do tempo e a influência de fatores culturais na configuração dessas variações. A abordagem de gênero na pesquisa permitiu identificar possíveis diferenças nas variações linguísticas entre mulheres jovens e adultas, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das complexidades da linguagem em diferentes contextos geracionais. Os resultados apresentados contribuem para o enriquecimento do conhecimento sobre a diversidade linguística e incentiva futuras pesquisas que explorem ainda mais essas nuances.

 

Downloads

Biografia do Autor

Claudio Guedes de Souza, UEPA

Profissional formado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, e atualmente aprofundando meus conhecimentos no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Durante minha trajetória acadêmica e profissional, adquiri experiência significativa em marketing digital e produção de conteúdo para redes sociais.

Amanda Fonseca dos Reis, UEPA

Acadêmica de Letras pela Universidade do Estado do Pará, natural de São João de Pirabas, possui ensino médio pela Escola Francisco Da Silva Nunes. 

Brunna Leticia de Sousa Ferreira, UEPA

Acadêmica de Letras pela Universidade do Estado do Pará, natural de São João do Araguaia, possui ensino médio pelo Centro de Integrado de Ensino Êxito.

Paula Nair Soares da Rocha, UEPA

Acadêmica de Letras pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, UEPA

Doutora em Semiótica e Linguística Geral na Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

BAGNO, M. A Língua de Eulália. Novela Sociolinguística. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

BAGNO, M. Preconceito Linguístico. O que é, Como se faz. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

COELHO, I. L. et al. Para Conhecer Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Gramática do Português Contemporâneo. 17. ed. Lisboa: Edições Joao Sa da Costa, 2004.

GORSKI, E. M. ; COELHO, I. L. Variação Linguística e Ensino de Gramática. Working Papers em Lingüística , v. 10, p. 73-91, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p73

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Belém: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belem/panorama

LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. Tradução de BAGNO, M.; M. M. P. Scherre;. São Paulo: Parábola, 2008.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 27ª ed - São Paulo: Cultrix, 2006.

SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios. 11ª ed. 4ª reimpressão - São Paulo: Contento, 2023.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1997.

Downloads

Publicado

14-07-2025

Como Citar

Souza, C. G. de, Reis, A. F. dos, Ferreira, B. . L. de S., Rocha, P. . N. S. da, & Silva, M. do P. S. C. da. (2025). FENÔMENOS LINGUÍSTICOS ENTRE MULHERES DE 18 A 25 ANOS E MAIORES DE 50 ANOS EM BELÉM/PA: LINGUISTIC PHENOMENA AMONG WOMEN AGED 18 TO 25 AND OVER 50 IN BELÉM/PA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–22. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8571