RESENHAS PAULOFREIREANAS
PAULOFREIREAN REVIEWS
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i44.8928Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, ResenhasResumo
O Objetivo deste projeto de pesquisa é analisar 31 obras de Paulo Freire, publicadas no período de 1959-2013, a partir do gênero resenha crítica, de modo a se entender qual a contribuição desse importante teórico brasileiro para a realidade da nossa educação. Justifica-se o presente estudo tanto pela relevância desse teórico para a sedimentação de uma educação pensada a partir das necessidades nacionais de sua época, quanto pelos muitos ataques sofridos pelo autor e sua obra durante os anos do governo de extrema direita (2028-2022). O problema em questão é se a obra de Paulo Freire ainda se mostra como relevante para o entendimento e a proposição da ação educacional libertadora em nossos dias? Justifica-se a proposta relo conjunto de fatos e retrotopias que o Brasil vem vivenciando desde o golpe no governo Dilma. O presente projeto de pesquisa, tenciona construir ao longo de sua execução, percepções na forma bibliográfica, a partir do gênero literário “resenha crítica”, de modo a se propor a leitura, a construção da resenha e a organização de um livro composto por essas resenhas ao final da execução do projeto. Tenciona-se produzir com o referido projeto, resultados que nos permitam rediscutir e redefinir algumas das práticas pedagógicas do curso de pedagogia da UEG Câmpus Sudoeste, Unidade Quirinópolis e lançar ao final da execução deste projeto, um livro com as resenhas paufreireanas produzidas por mim e por acadêmicos do referido curso. Assinala-se ainda a comunicação em eventos científicos da UEG e de outras instituições.
Downloads
Referências
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores / Vera Barreto. São Paulo: Arte & Ciência, 1998. 138p.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire / Celso de Rui Beisiegel. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 128 p.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia / Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo: Mercado Cultural, 2005. 140 p.
BRASIL. MEC. Paulo Freire é declarado o patrono da educação brasileira. 16 de abril de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/17681-paulo-freire-e-declarado-o-patrono-da-educacao-brasileira>. Acesso em 04 jun. 2022.
CALADO, Alder Júlio Ferreira. Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade/Alder Júlio Ferreira Calado. Caruaru: FAFICA 2001.
ECO, U. Como se faz uma tese em ciências humanas, 6. Ed., Lisboa: Editorial Presença, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989a.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira [recurso eletrônico] / Paulo Freire; Ana Maria de Araújo Freire. – 11. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos/Paulo Freire. 14. ed. rev. atual. — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra / Paulo Freire, Donaldo Macedo; tradução Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.
FREIRE, Paulo. Aprendendo com a própria história [recurso eletrônico] / Paulo Freire, Sérgio Guimarães. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. ESTUDOS AVANÇADOS 15 (42), 2001.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre a vida e a mina práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1995b.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné Bissau [recurso eletrônico]: registros de uma experiência em processo / Paulo Freire. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.
FREIRE, Paulo. Cartas a quien pretende enseñar - 2" ed. 5" reimp.- Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2010.
FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. UFPR: 1963.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade [recurso eletrônico] / Paulo Freire. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como pratica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1959.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança [recurso eletrônico] / Paulo Freire. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013c.
FREIRE, Paulo. Educadores de rua, uma abordagem crítica - Alternativas de atendimento aos meninos de rua. UNICEF, 1989b.
FREIRE, Paulo. Educar com a mídia [recurso eletrônico]: novos diálogos sobre educação / Paulo Freire, Sérgio Guimarães. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013d.
FREIRE, Paulo. El grito manso. 1 ª . ed. 2ª reimp. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2006.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico] / Paulo Freire; tradução Rosiska Darcy de Oliveira. [1. ed.] - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013e.
FREIRE, Paulo. FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada Vida. Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 9. ed. São Paulo: Ática, 1998.
FREIRE, Paulo. Lições de casa [recurso eletrônico]: últimos diálogos sobre educação / Paulo Freire, Sérgio Guimarães. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013f.
FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire; tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Partir da infância [recurso eletrônico]: diálogos sobre educação / Paulo Freire, Sérgio Guimarães. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança [recurso eletrônico]: um reencontro com a pedagogia do oprimido / Paulo Freire. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013g.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17º. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia: diálogo e conflito / Moacir Gadotti, Paulo Freire e Sérgio Guimarães. 4. ed. – São Paulo: Cortez, 1995c.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 1990.
FREIRE, Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta / Paulo Freire, Antonio Faundez. – Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não [recurso eletrônico] cartas a quem ousa ensinar / Paulo Freire. 24. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997.
GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar / Moacir Gadotti. – 1. ed. – São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 4ª edição, 1982.
PADILHA, Paulo Roberto. [et al.]. 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido [livro eletrônico], [organizadores). -- 1. ed. -- São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
SANTOS, Thomas Giulliano Ferreira dos. Desconstruindo Paulo Freire. 1. ed. – Porto Alegre: História Expressa, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.