MEMÓRIA ESCRITA E POVOS INDÍGENAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS
WRITTEN MEMORY AND INDIGENOUS PEOPLES: AN EXPERIENCE IN COLLECTION ORGANISATION
DOI:
https://doi.org/10.61389/sbjaj584Palavras-chave:
Arquivos indígenas, Patrimônio indígena, PreservaçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados do trabalho de organização, guarda, arquivamento e catalogação de diversos documentos escritos, audiovisuais, sonoros e de imagens junto ao Centro de Documentação do Instituto Missionários da Consolata – IMC. São fundamentalmente registros históricos dos Povos Indígenas do Estado de Roraima, com o objetivo de torná-los um dia públicos e acessíveis.
Downloads
Referências
ABREU, Regina; Chagas, Mário. (Orgs.) Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora DP&A; 2003.
Alvares, Lillian. Conservação de Acervos Documentais em Papel. S/D. Disponível em: <http://www.alvarestech.com/lillian/Conservacao/Aula3.pdf>. Acesso em 18 de nov. de 2014.
BARBOSA, Maria Alejandra; Marques, Elder Silva & Cunha, Marcos Maciel L. Projeto de pesquisa: Identidade, território, cultura e patrimônio. Insikiran/UFRR Boa Vista, 2012.
FREIRE, José Ribamar Bessa. O patrimônio Cultural Indígena. S/D. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/Historia/Artigos/i_contemporanea/PDF/patrimonio_indio.pdf>. Acesso em 18 de Nov. de 2014.
KESSEL, Zilda. Memória e Memória Coletiva. S/D. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/public/editor/mem%C3%B3ria_e_mem%C3%B3ria_coletiv a.pdf>. Acesso em 18 de Nov. de 2014.
PINHEIRO, M. I. S. et al. Pela preservação da memória documental como uma garantia do acesso à informação, à memória e à cidadania. Revista ACB, Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.14, n. 2, p. 513-530, jul./dez., 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.