A PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO MS

Visualizações: 1317

Autores

  • Paulo Roberto Joia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Eliezer Cece Gregório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

sistema de produção, produtor rural, cooperativismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a produção artesanal de farinha de mandioca nas pequenas propriedades rurais da Colônia Pulador, no município de Anastácio-MS, destacando o papel da agricultura familiar no processo de formação econômica dos produtores rurais. As informações contidas neste trabalho foram levantadas diretamente com os farinheiros. Verificou-se que a produção de farinha de mandioca está relacionada com a tradição cultural dos migrantes nordestinos. A produção da farinha de mandioca destina-se principalmente para o mercado local. Concluiu-se que os farinheiros da Colônia Pulador adotam técnicas tradicionais e instrumentos rudimentares para a fabricação de farinha de mandioca. 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Joia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor do curso de Geografia do Campus de Aquidauana

Eliezer Cece Gregório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluno do Programa de Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana da UFMS

Referências

ABAM - Associação Brasileira dos Produtores de Amido da Mandioca. Alguns Sub -produtos Alimentícios Derivados da Mandioca. Disponível em: Acesso em 05 de agosto de 2009.

ABRAMOVAY, R. Agricultura familiar e uso do solo. São Paulo em Perspectiva, abr/jun, vol.11, n° 2, p73-78, 1997.

CÁCERES, P. Territorialidade do Arranjo Produtivo Local da Farinha de Mandioca na Colônia do Pulador em Anastácio-MS. Monografia. UCDB, Curso de Geografia. Campo Grande: UCDB, 2008.

DENARDIN, V. F. Reestruturação produtiva de farinheiras comunitárias no litoral do Paraná. In: OLIVEIRA, M. C. de, ARAÚJO, G. C. de, SALES, E. da M. B. de (orgs). Extensão universitária e economia solidária: práticas e reflexões. Campo Grande: Ed. UFMS, 2013.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O Desafio da Agricultura Familiar. Disponível em Acesso em 10 de agosto de 2009.

LE BOURLEGAT, C.L. et al., Arranjo Produtivo Local de Mandioca do Vale do Ivinhema. Rede de Pesquisas em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Instituto de Economia-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Setembro, 2002.

MIRANDA, I.T.P. et al. Os Princípios do Cooperativismo e as Cooperativas de Crédito no Brasil. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, vol. 2, n.1, p7-19, Jan/Jun 2005.

NAPL - Núcleo Estadual de Arranjos produtivos Locais. APL da Fécula e Farinha de Mandioca. Disponível em Acesso em 15 de Agosto de 2009.

SESCOOP/GO. Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Cooperativismo Passo a Passo. Goiânia: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás, 2004.

SILVA, J. M. Agricultura de Produção Familiar e Pluriatividade. Campo Grande. Ed. UCDB, 2003.

THENÓRIO FILHO, L. D. Pelos Caminhos do Cooperativismo - Com Destino ao Crédito Mútuo. 2° ed. São Paulo. Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Joia, P. R., & Gregório, E. C. (2016). A PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO MS. GEOFRONTER, 1(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1158

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)