CORUMBÁ (MS) E AS METAMORFOSES NAS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE ORDENAMENTO TERRITORIAL E SEUS IMPACTOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Visualizações: 873

Autores

Palavras-chave:

Corumbá (MS), Fronteira Brasil-Bolívia, Política de Ordenamento Territorial, Integração Sul-Americana

Resumo

Situada quase exatamente no centro geográfico da América do Sul, bem como à margem direita do Rio Paraguai – um dos rios mais importantes a compor a Bacia do Prata, a cidade de Corumbá (MS) e o seu porto fluvial figuraram, no final do século XIX, e nas primeiras décadas do século XX, como um dos principais “eixos” econômicos de integração Sul-Americana. Em Corumbá, atracavam navios estrangeiros e nacionais. Grande parte vinha e ia de/para Buenos Aires (Argentina), de/para Asunción (Paraguai), de/para Montevidéu (Uruguai), de/para Santa Cruz (Bolívia), entre outras localidades, trazendo e levando pessoas e mercadorias. Contudo, no início do século XX, verificou-se naquela região fronteiriça a aquisição de terras por empresas argentinas especializadas na produção do charque e da erva-mate. Tal fato fez com que o governo brasileiro, à época, promovesse uma política de reordenação do território fronteiriço em questão, com vistas a impedir a constituição de um Estado (controlado por argentinos) dentro do Brasil (Valverde, 1972). Em 1905, o governo brasileiro lançou as bases para a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que ligaria São Paulo à Fronteira (Brasil-Bolívia), bem como buscou engendrar um novo ciclo de ocupação do Centro-Oeste do país. O advento da “Noroeste do Brasil” alterou a dinâmica econômica daquela região fronteiriça, pois a circulação de mercadorias deixou de ser transportada prioritariamente pela principal “estrada líquida”, leia-se “Rio Paraguai”. A partir de então, o maior porto fluvial da América do Sul, situado em Corumbá, foi declinando em termos de importância. Tendo por base documentos históricos, artigos científicos e pesquisa de campo (entrevistas semiestruturadas realizadas com atores políticos e econômicos) esta comunicação objetiva demonstrar: a) como se deu o processo de declínio econômico de Corumbá (MS) e toda a região polarizada por aquela cidade; b) o papel do estado brasileiro na reordenação do território da região Centro-Oeste, culminando com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, após a divisão do Estado de Mato Grosso, em 1979; e c) perspectivas futuras para a retomada do desenvolvimento regional com a possibilidade da consolidação do corredor de ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, tornando Corumbá, mais uma vez, ponto estratégico na integração do continente Sul-Americano.

Biografia do Autor

Elisa Pinheiro Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora e Pós-doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).  Pesquisadora e Docente do Mestrado em Estudos Fronteiriços (MEF) e Coordenadora do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal (Corumbá, MS). E-mail: elisafreitas@usp.br/elisa.freitas@ufms.br

Referências

Abreu, S.; Godoy, C.C, (2005). O transporte hidroviário no Mato Grosso do Sul: situação portuária do polo Corumbá/Ladário. En: Encontro de Geógrafos da América Latina (pp. 6094-6112). Anais...São Paulo: EGAL-SP, USP.

Agnew, J; Corbridge, S, (1995). Mastering Space. Hegemony, territory and international political economy, New York/London: Routledge.

Alves, G. L, (1984). Mato Grosso e a História: 1870-1929. Ensaio sobre a transição do domínio econômico da casa comercial para a hegemonia do capital financeiro. Boletim Paulista de Geografia, 6, p. 5-81.

Amayo, E, (1995). Guerra do Paraguai. Estudos Avançados, 24, p. 255-268.

Andrade, F. A. M, (2013). Impactos dos Barcos-Hotéis na economia de Corumbá (MS), Arroyo Concepción e Puerto Quijarro, a Fronteira Brasil-Bolívia – Mato Grosso do Sul. Corumbá, 2013. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Brasil.

Bandeira, L. A. M, (1998). A Guerra do Chaco. Revista Brasileira de Política. Internacional, 41, p. 162-1978.

Becker, B; Egler, C, (1994). Brasil: uma nova potência regional na Economia-Mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Brasil, Biblioteca da Presidência da República (1979). Ernesto Geisel. Discursos: Brasília.

Brasil, Ministério do Planejamento (1970). Sinopse Preliminar do Censo Demográfico Mato Grosso. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Brasília.

Costa, W. M, (199). Políticas territoriais brasileiras no contexto da Integração Sul-Americana. Revista Território, 7, p. 25-41.

Freitas, E. P, (2013). Território, poder e biocombustíveis: as ações do Estado brasileiro no processo de regulação territorial para a produção de recursos energéticos alternativos. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Freitas, E. P, (2015). Em que ritmo toca Corumbá. Correio do Estado. URL: http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/elisa-pinheiro-de-freitas-em-que-ritmo-toca/238758/.

Fiori, J. L, (2015). Longa duração e incerteza. Valor Econômico. URL: http://www.valor.com.br/opiniao/4109972/longa-duracao-e-incerteza.

Yegros, R. S; Brezzo, L. M, (2013). História das Relações Internacionais do Paraguai. Brasília: FUNAG.

Lamoso, L. P, (2012). “Neodesenvolvimentismo” brasileiro: implicações para integração regional no âmbito do Mercosul. Sociedade & Natureza, 3, p. 391-404.

Mamigonian, A, (1986). Inserção de Mato Grosso ao Mercado Nacional e a gênese de Corumbá. Geosul, 1, p. 39-58.

Oliveira, T. C; (1998). Uma fronteira para o pôr-do-sol. Campo Grande: Editora UFMS.

Oliveira, G. F; Costa, G. V. L, (2012). Redes ilegais e Trabalho Ilícito: comércio de drogas na região de fronteira de Corumbá/Brasil – Puerto Quijarro/Bolívia. Boletim Gaúcho de Geografia, 38, p.137-156.

Oliveira, M. G, (2008). A fronteira Brasil-Paraguai: principais fatores de tensão do período colonial até a atualidade. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Paixão, R. O, (2006). Globalização, turismo de fronteira, identidade e planejamento da região internacional de Corumbá (MS). Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Queiróz, P. R. C, (2008). Revisitando um velho modelo: contribuições para um debate ainda atual sobre a história econômica de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 27, p. 128-156.

Reynaldo, N. I, (2009). Nas curvas do Rio Paraguai, um sonho de integração econômica de Mato Grosso (Brasil) nos primórdios do Mercosul. En: Monteiro, C; et al. (Org.). História Política (pp. 95-120). Universidade Severino Sombra: Vassouras, RJ.

Souza, J. C, (2008). Sertão cosmopolita: tensões da modernidade de Corumbá (1872-1918). São Paulo: Alameda.

Travassos, M, (1938). Projeção Continental do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Valverde, O, (1972). Fundamentos Geográficos do Planejamento Rural do Município de Corumbá. Revista Brasileira de Geografia, n.1, p.49-144.

Weingartner, A. A. S, (2002). Movimento divisionista no Mato Grosso. Porto Alegre: Est Edições.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

Freitas, E. P. (2017). CORUMBÁ (MS) E AS METAMORFOSES NAS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE ORDENAMENTO TERRITORIAL E SEUS IMPACTOS NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA. GEOFRONTER, 1(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1659

Edição

Seção

Artigos