A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A POSSIBILIDADE DE INFLUENCIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÃNEA

Visualizações: 724

Autores

  • Lílian Mara Dela Cruz Universidade Anhanguera – UNIDERP
  • Alda Maria do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação. Linguagem. Sociedade.

Resumo

Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de se repensar a educação escolar no sentido de influenciar no contexto da sociedade. Trata-se de parte de uma pesquisa de Mestrado que abordou o ensino e aprendizagem da língua escrita por meio da produção e reescrita de textos no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. Desenvolvemos nossas reflexões com base em autores que discutem as questões contemporâneas da sociedade influenciando na educação e, consequentemente, as mudanças necessárias no interior da escola, com possibilidade de corresponder às expectativas de elevar a qualidade da educação. Um trabalho pedagógico que demanda o redimensionamento da forma como a escola proporciona o ensino e aprendizagem, apontando a necessidade de apropriação de conhecimento pelos professores.

Biografia do Autor

Lílian Mara Dela Cruz, Universidade Anhanguera – UNIDERP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Docente da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Docente da Secretaria Municipal de Educação, Campo Grande/MS.

Alda Maria do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação, cursos mestrado e doutorado, e do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução a análise do discurso. 2. ed. rev. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. [Trad. Sandra Trabucco Valenzuela]. São Paulo: Cortez, 2002.

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na Psicologia de A. N. Leontiev. A psicologia de A. N. Leontiev e a educação na sociedade contemporânea. Campinas, SP: Cortez, Cadernos CEDES, V. 24, n.62, 1. ed., abr. 2004.

FREITAS, Maria Tereza. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Tereza; JOBIM e SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção questões da nossa época; v. 107)

FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MARQUES, Mário Osório. Escola, aprendizagem e docência: imaginário social e intencionalidade política. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

MATENCIO, Maria de Lourdes. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. 3. ed. Campinas, SP: Ed. Mercado de letras, 2002. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade)

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Formação Inicial e Continuada dos Professores: Implicações em sua Prática Pedagógica. In: ______. (Org.). Trabalho docente: os professores em formação. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2003. (Estudos em educação)

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Educação e conhecimento)

SANTIAGO, Anna Rosa F. Projeto político-pedagógico da escola: desafio à organização dos educadores. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. . (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

TARDIF, Maurice. O trabalho docente: elementos para uma teoria como profissão de interações humanas. [Trad. João Batista Kreuch]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. [Trad. Jefferson Luiz Camargo]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Psicologia pedagógica. [Trad. Paulo Bezerra]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Psicologia e pedagogia)

Downloads

Publicado

2018-10-18

Como Citar

Dela Cruz, L. M., & Osório, A. M. do N. (2018). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A POSSIBILIDADE DE INFLUENCIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÃNEA. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3030