A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A POSSIBILIDADE DE INFLUENCIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÃNEA

Lílian Mara Dela Cruz, Alda Maria do Nascimento Osório

Resumo


Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de se repensar a educação escolar no sentido de influenciar no contexto da sociedade. Trata-se de parte de uma pesquisa de Mestrado que abordou o ensino e aprendizagem da língua escrita por meio da produção e reescrita de textos no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. Desenvolvemos nossas reflexões com base em autores que discutem as questões contemporâneas da sociedade influenciando na educação e, consequentemente, as mudanças necessárias no interior da escola, com possibilidade de corresponder às expectativas de elevar a qualidade da educação. Um trabalho pedagógico que demanda o redimensionamento da forma como a escola proporciona o ensino e aprendizagem, apontando a necessidade de apropriação de conhecimento pelos professores.

Palavras-chave


Educação. Linguagem. Sociedade.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução a análise do discurso. 2. ed. rev. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. [Trad. Sandra Trabucco Valenzuela]. São Paulo: Cortez, 2002.

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na Psicologia de A. N. Leontiev. A psicologia de A. N. Leontiev e a educação na sociedade contemporânea. Campinas, SP: Cortez, Cadernos CEDES, V. 24, n.62, 1. ed., abr. 2004.

FREITAS, Maria Tereza. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Tereza; JOBIM e SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção questões da nossa época; v. 107)

FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MARQUES, Mário Osório. Escola, aprendizagem e docência: imaginário social e intencionalidade política. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

MATENCIO, Maria de Lourdes. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. 3. ed. Campinas, SP: Ed. Mercado de letras, 2002. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade)

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Formação Inicial e Continuada dos Professores: Implicações em sua Prática Pedagógica. In: ______. (Org.). Trabalho docente: os professores em formação. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2003. (Estudos em educação)

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Educação e conhecimento)

SANTIAGO, Anna Rosa F. Projeto político-pedagógico da escola: desafio à organização dos educadores. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. . (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

TARDIF, Maurice. O trabalho docente: elementos para uma teoria como profissão de interações humanas. [Trad. João Batista Kreuch]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. [Trad. Jefferson Luiz Camargo]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Psicologia pedagógica. [Trad. Paulo Bezerra]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Psicologia e pedagogia)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 GEOFRONTER

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.