ADAPTAÇÕES DO ESPANHOL PARA O PORTUGUÊS COM O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

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Autores

  • Gracyella Gonzaga Arantes Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS.
  • Letícia de Oliveira Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS
  • Nataniel dos Santos Gomes Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

Palavras-chave:

Tradução. Histórias em Quadrinhos. Recurso Pedagógico. Língua Estrangeira.

Resumo

O cartunista Joaquín Salvador Lavado sob o pseudônimo de Quino publicou, primeiramente, em jornais de 1964 até 1973 e, posteriormente, em forma de livros, foi o criador da personagem Mafalda conhecida por ser muito preocupada com as questões de humanidade que teve como língua de origem o Espanhol e depois quebrou as barreiras das fronteiras pela América Latina e pela a Europa com a tradução de suas tirinhas e Histórias em Quadrinhos (HQs) alcançando e conquistando também público-alvo de várias faixas etárias no Brasil. O gênero história em quadrinhos é composto por tiras, charges e/ou cartuns – rico em humor, ironia, intertextualidade, etc., no processo de leitura, possibilita ao aluno fazer inferências para compreender o sentido do texto (KOCK, 2007). É importante salientar a importância de utilizar as HQs como recurso didático em sala de aula devido a sua forma diversificada de permitir a abordagem de qualquer tema de forma mais prazerosa também em língua estrangeira. As histórias em quadrinhos (HQs) podem gerar uma ampla possibilidade de recursos didáticos; este gênero por ser um texto curto e porque podem ser utilizados, por exemplo, para o ensino das estruturas linguísticas, aquisição de vocabulário em geral, além de oferecer muitos elementos culturais como tradições e costumes de diferentes lugares do mundo e suas variantes linguísticas facilitando a aprendizagem de outra língua até então desconhecida pelo aluno. Outro ponto importante, é que o uso da arte sequencial na sala de aula traz para o aluno uma visão mais global do mundo, os alunos que lêem quadrinhos podem verificar em uma história vários aspectos visuais, que podem ser abordados de várias disciplinas, deixando de lado a “educação bancária” (FREIRE, 2006) que é exercida na maioria das escolas, onde o aluno apenas é um depósito de informações colocadas pelo professor, não dando espaço para a autonomia do aluno.

Biografia do Autor

Gracyella Gonzaga Arantes, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS.

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS.

Letícia de Oliveira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

Nataniel dos Santos Gomes, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

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https://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2006/espanhol-todos.html/ acesso em 12/10/16 14:26.

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Arantes, G. G., Oliveira, L. de, & Gomes, N. dos S. (2018). ADAPTAÇÕES DO ESPANHOL PARA O PORTUGUÊS COM O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3035