A LITERATURA DE GALPÃO NA FRONTEIRA ACADÊMICA

LOra Bertolucci

Resumo


O artigo em curso advém de um recorte da tese de doutoramento “Hélio Serejo: Por uma literatura entre as orilhas da fronteira”, cujo objetivo centralizou-se em investigar, em narrativas de Hélio Serejo (1912-2007), a maneira como a fronteira está inserida e as formas pelas quais se relacionam os sujeitos que passam a transitar na “fronteira abandonada” em tempo de pós-Guerra e ocupação territorial. Para tanto, selecionamos as seguintes obras do autor: Homens de aço: a luta nos ervais (2008), Vida de Erval (2008), Pelas Orilhas da Fronteira (2008), Caraí (2008), O Tereré que me inspira (2008), Pialando...no Más (2008), Carai Ervateiro (2008) e No Mundo Bruto dos Ervais (2008), uma vez que os contos, causos, crônicas, os textos inseridos nessas obras, deslocam-se, sobretudo, da/na fronteira Brasil – Paraguai e seus personagens reais/ficcionalizados vivem uma espécie de nomadismo dispersivo em uma zona de fronteira imaginária, entrecortada – mata adentro - pelos caminhos da Companhia Matte Larangeira (1877-1944). A possibilidade de analisar, nos vãos que se abrem, a partir do cruzar – contínuo e temporal – o sujeito fronteiriço, poderá levar-nos a reconhecer possíveis representações identitárias ainda pouco estudadas.

Palavras-chave


Hélio Serejo. Fronteiras. Identidade. Memória. Literário. “Novos sujeitos”.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências (Obras do autor)

SEREJO, H. Modismo do Sul de MT. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 1 v. (Livro 2).

_______. Prosa xucra. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 1 v. (Livro 10).

_______. Poesia mato-grossense. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 3 v. (Livro 16 ).

_______. Contas do meu rosário. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 4 v. (Livro 22).

_______. Vida de Erval. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 4 v. (Livro 23).

_______. Um pouco de sua história. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 5 v. (Livro 33).

_______. Nhá Chaló. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 6 v. (Livro 37 ).

_______. Balaio de Bugre. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 7 v. (Livro 39).

_______. Sismório, o gringo bochincheiro e bandido. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 8 v. (Livro 43).

_______. Textos esparsos e Glossário. Obras completas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 9 v. (Livro 50).

Referências

ACHUGAR, H. Planetas sem boca: Escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. Mauro Gama, Cláudia M. Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Cintrão, P. H. Lessa, A. R. 4ª Ed. São Paulo, 2003.

CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M (Orgs.). A História Contada: capítulos de História Social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

CAMPESTRINI, H. O trilhador de todos os caminhos: vida e obra de Hélio Serejo. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2008. 127 p.

CANDIDO, A. Formação da literatura Brasileira. Rio de Janeiro: 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

HALL, S. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovic. Trad. de Adelaine La Guardiã Rezende et al. Belo horizonte: Editora UFMG, 2006.

HUTCHEON, L. Poética do Pós-Modernismo – História, Teoria, Ficção. Trad.Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 GEOFRONTER

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.