AS “CRIANÇAS CHATAS” DA AMÉRICA LATINA: UM DIÁLOGO ENTRE EDUARDO GALEANO E CLARICE LISPECTOR

Visualizações: 1305

Autores

  • Joyce Alves Universidade Estadual de Londrina – UEL

Palavras-chave:

Literatura latino-americana. Clarice Lispector. Crônicas. Eduardo Galeano.

Resumo

Entre as décadas de 1960 e 1970, a escritora brasileira Clarice Lispector dedicou-se a escrever crônicas para o Jornal do Brasil sendo que os temas mais recorrentes giravam em torno da fome e da miséria, especialmente projetadas na figura de crianças. Um exemplo disso está na crônica intitulada “As crianças chatas”, que abre a coletânea A descoberta do mundo (1984). Esta crônica, entre outras do livro, permite um diálogo, ao qual me proponho neste artigo, com o delinear de pensamento de Eduardo Galeano em As veias abertas da América Latina, também da década de 1970, principalmente a introdução do livro onde o autor aborda também a questão da fome, das desigualdades sociais, além de elaborar uma crítica ao pensamento eurocêntrico ou à sensação de derrota dos latino-americanos. Para o desenvolvimento de tal análise também me aproprio dos pensamentos de Hugo Achugar (2006), Wladimir Krysinski (2005), Edgar Nolasco (2010), entre outros.

Biografia do Autor

Joyce Alves, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Universidade Estadual de Londrina – UEL

Referências

ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre Arte, Cultura e Literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BORELLI, Olga. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fonteira, 1981.

COUTINHO, Eduardo F. Literatura Comparada na América Latina. Ensaios. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. Sérgio Franco. Porto Alegre: L&PM, 2016.

GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.

KRYSINSKI, Wladimir. Narrativa de valores: os novos actantes da Weltliteratur. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. ABRALIC, n. 7, 2005, p. 193-205.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

NOLASCO, Edgar Cézar. Babel local: lugares das miúdas culturas. Campo Grande: Life Editora, 2010.

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica do Papa Francisco: Evangelii gaudium - a alegria do Evangelho. Documentos Pontifícios – 17. Edições CNBB, 2013.

SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1987. (Série Princípios)

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: Ensaios sobre dependência cultural. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Downloads

Publicado

2018-10-18

Como Citar

Alves, J. (2018). AS “CRIANÇAS CHATAS” DA AMÉRICA LATINA: UM DIÁLOGO ENTRE EDUARDO GALEANO E CLARICE LISPECTOR. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3037