DE CHÁVEZ A MUJICA: DIMENSÕES PARA PENSAR A REGIÃO A PARTIR DA SÉRIE AUDIOVISUAL PRESIDENTES DE LATINOAMÉRICA

Visualizações: 517

Autores

  • Rafael Foletto Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen

Palavras-chave:

América Latina. Audiovisual. Estudos Culturais.

Resumo

A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais da América Latina, a partir de um conjunto audiovisual que tem no seu centro os presidentes de diversos países do continente. Exibida em televisões públicas e estatais de diversos países latino-americanos, no sistema comunicativo multiestatal TeleSUR e, disponível na internet , a série de quinze entrevistas, teve como objetivo compreender o cenário atual da América Latina, a partir dos pensamentos, declarações e falas dos chefes de Estado da região, que apresentam as suas construções e visões sobre a época, as possibilidades de mudança e, inclusive, suas vidas privadas e trajetórias pessoais. Observam-se essa discussão como pertinente para alargar o entendimento das dinâmicas e práticas das sociedades atuais e compreender os novos cenários midiáticos constituídos nos países latinoamericanos.

Biografia do Autor

Rafael Foletto, Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen

Referências

BONIN, Jiani A. Nos bastidores da pesquisa: a instância metodológica experienciada nos fazeres e nas processualidades de construção de um projeto. In: MALDONADO, Alberto Efendy et al. Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006, p. 21-40.

______. Delineamentos para pensar a metodologia como práxis na pesquisa em comunicação. Rastros, Joinville, n. 13, p. 9-21, ago. 2010.

______. Problemáticas metodológicas relativas à pesquisa de recepção/produção midiática. In: Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre. (Org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil. Salamanca: Comunicación Social, 2014, v. 1, p. 41-54.

FAXINA, Elson. Do mercado à cidadania: o desafio das transformações dos sujeitos discursivos, das institucionalidades e das narrativas jornalísticas na TV pública brasileira. 2012. 312 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC), UNISINOS, São Leopoldo, 2012.

GRAU REBOLLO, Jordi. Antropología audiovisual. Barcelona, Bellaterra: Editora de la UAB, 2002.

LOPES, Maria Immacolata V., BORELLI, Silvia Helena S.; RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.

LORITE, Nicolas, GRAU, Jordi. Investigación audiovisual de las migraciones y el tratamiento de la diversidad en los medios de comunicación. Un estudio de caso. En A. Granados Martinéz (Ed.), La representación de la migración en los médios de comunicación. Madrid: Editorial Trotta, 2013, p. 139- 155.

MALDONADO, Alberto Efendy. Produtos midiáticos, estratégias e recepção/ A perspectiva transmetodológica. In: Ciberlegenda, UFF, Nº 9, 2002. Disponível em: . Acesso em 29 de setembro de 2016.

______. A perspectiva transmetodológica na conjuntura de mudança civilizadora em inícios do século XXI. In: Maldonado, Alberto Efendy; Bonin, Jiani; Rosário, Nísia (org.). Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa. João Pessoa: Editora UFPB, 2008, p. 27-54.

______. Práxis teórico-metodológica na pesquisa. In: MALDONADO, A. Efendy et al (org.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2011, p. 277-303.

PEREIRA, Carmem Rejane Antunes. Processos comunicacionais Kaingang: configurações e sentidos da identidade cultural, memória e mídia em perspectiva histórica. 2010. 273 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC), UNISINOS, São Leopoldo, 2010.

RONSINI, Veneza Mayora. Mercadores de sentido: consumo de mídia e identidades juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SILVEIRA, Fabricio Lopes da. O universo como espelho: um ensaio sobre etnografia e reflexidade nos estudos de recepção. 1998. 231 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Porto Alegre, 1998.

STRASSBURGER, Tabita. América Latina e cidadania comunicativa: as inter-relações entre sujeitos comunicantes e o portal TeleSUR. 2012. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC), UNISINOS, São Leopoldo, 2012.

Downloads

Publicado

2018-10-18

Como Citar

Foletto, R. (2018). DE CHÁVEZ A MUJICA: DIMENSÕES PARA PENSAR A REGIÃO A PARTIR DA SÉRIE AUDIOVISUAL PRESIDENTES DE LATINOAMÉRICA. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3038