CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO PANTANEIRA SUL-MATO-GROSSENSE SOBRE A PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

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Autores

  • Léia Teixeira Lacerda UEMS
  • Kátia Cristina Nascimento Figueira UEMS
  • Maria Leda Pinto UEMS

Palavras-chave:

Currículo. Saberes Tradicionais. Educação Indígena. IST. Prevenção.

Resumo

Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (1998) possibilitam aos gestores das escolas que funcionam em áreas indígenas organizarem os eixos fundamentais do currículo, incentivando o desenvolvimento de projetos educacionais de autogestão e comunitários. Entretanto, esse incentivo governamental deixa de assumir as suas atribuições básicas, ou seja, deixa de investir em uma política para a educação escolar indígena que atenda às reais necessidades das etnias brasileiras. Isso significa que além de esses gestores estruturarem os projetos diferenciados e interculturais, é preciso desenvolver uma política de educação continuada que considere os conhecimentos indígenas e não indígenas, isto é, um currículo estruturado do universal para o singular, com a implementação de um projeto pedagógico sistemático e não com programas isolados. Assim, esta comunicação visa apresentar os resultados do referido Programa realizado em conjunto com os Acadêmicos Indígenas da UEMS e da UFMS – dos povos Guató, Kadiwéu, Kinikinau e Terena – do Pantanal Sul-Mato-Grossense, possibilitando reflexões sobre essas ações. Esta proposta incidiu sobre a realização de oficinas, coleta de depoimentos dos acadêmicos e dessas comunidades, produzindo o registro do funcionamento das instituições escolares e dos processos próprios de aprendizagem no que diz respeito à compreensão dessa temática. A pesquisa organizou um banco de dados primários, contendo a descrição das concepções sobre a origem das doenças, bem como a compreensão desses indígenas sobre os saberes científicos em uma inter-relação com os conhecimentos que esses povos construíram sobre essas infecções, evidenciando a complexidade que envolve a abordagem do tema e, sobretudo, os contatos interétnicos vividos por seus pares.

Biografia do Autor

Léia Teixeira Lacerda, UEMS

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação e do Programa de PósGraduação Stricto Sensu Mestrado em Educação das Unidades Universitárias de Campo Grande e Paranaíba da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade – CNPq.

Kátia Cristina Nascimento Figueira, UEMS

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade - CNPq

Maria Leda Pinto, UEMS

Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Letras da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade - CNPq

Referências

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Lacerda, L. T., Figueira, K. C. N., & Pinto, M. L. (2018). CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO PANTANEIRA SUL-MATO-GROSSENSE SOBRE A PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3040