Sobre a Revista

 

Foco e Escopo

A REVELL é uma publicação científica na área de Linguística e Literatura que apresenta um coco específico nos Estudos literários é editada pelo Curso de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Campo Grande. Assim, os artigos devem estar, de alguma forma, relacionados aos Estudos Literários; à Teoria Literária; à Literatura Comparada; à Crítica Literária.

 

A Revista, desde 2020, está aceitando apenas submissões que estejam dentro dos Dossiês Temáticos. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Abaixo segue a descrição do processo completo, desde a recepção até a publicação.

1 – Todo texto submetido à revista passa por uma primeira triagem para determina a que sessão o texto.

2 - Identificada e determinada a sessão, o texto é direcionado para o Editor do número ou do dossiê, se for o caso.

3 – O terceiro passo é uma nova triagem para identificar se o texto atende às normas técnicas da REVELL, caso não atenda, o texto é devolvido ao(s) autor(es) para ajustes, pedimos então que a submissão seja efetuada novamente. Dentre as normas obrigatórias está o anonimato do autor no arquivo submetido, para que possamos garantir uma avaliação segura de quaisquer influências. É proibida qualquer identificação do autor no arquivo como um todo.

4 – Passando pela etapa anterior o texto é direcionado aos avaliadores especialistas na temática do artigo. O texto é remetido aos avaliadores pelo sistema OJS sem quaisquer identificações do(s) autor(es), para que possamos garantir uma avaliação segura de influências. Todos os textos são remetidos a dois avaliadores anônimos. Em caso de avaliações divergentes o texto é remetido a uma terceira avaliação, também anônima, sem que o terceiro avaliador saiba de qualquer uma das duas avaliações anteriores.

5 – Após as avaliações pelo parecerista, o texto passará por uma avaliação final pelos Editores do Dossiê que darão a palavra final sobre os pareceres.

6 - Os resultados das avaliações variam em três (3) categorias: 1 – Aprovado para publicação (Sem quaisquer restrições ou modificações); 2 – Aprovado para publicação, com correções obrigatórias (Neste caso o texto só será publicado se o(s) autor(es) atenderem às modificações solicitadas pelos pareceristas); 3 – Não recomendado para publicação (Artigo rejeitado e o processo de submissão se encerra)

7 – Quando o resultado das avaliações for “Aprovado para publicação, com correções obrigatórias” será remetido um e-mail para o(s) autor(es) especificando a data de entrega das correções. Ao retornar das correções feitas pelo autor, o texto é novamente encaminhado ao parecerista para que este confira se as exigências foram atendidas.

8 – Terminadas as verificações das correções de exigências dos pareceristas o texto irá para o processo de formatação e diagramação.

9 – Após formatado e diagramado o texto é novamente revisado pelo revisor da REVELL.

10 – Terminadas as revisões o arquivo é convertido em formato PDF para então ser publicado.

 

Periodicidade

Periodicidade Semestral (2010-2017) - janeiro-junho; julio-dezembro.

Periodicidade Quadrimestral (a partir de 2018) - janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A REVELL é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

 

Política de Retratação

A REVELL está empenhada em defender a integridade da literatura e publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com as Diretrizes de Retração do COPE.

O mecanismo de retratação segue as Diretrizes de Retratação da Comissão de Ética em Publicação (COPE) que podem ser acessadas em COPE - Retratction Guidelines

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS, ISSN: 2179-4456  editada pela Universdiade Estadual de Mato Grosso do Sul, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. 

 

Licenciamento

Revell - Revista de Estudos Literários da UEMS de Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/.

Os artigos submetidos a revista REVELL estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/

1) Autores cedem os direitos autorais à revista assim como o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Práticas Éticas

A REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS, ISSN: 2179-4456, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não serão aceitos pela REVELL. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

Além disso, a REVELL tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

Deveres dos Editores:

  • Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o Conselho Editorial ou colaboradores na tomada de decisões.
  • Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores.
  • Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.
  • Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.
  • Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres dos Revisores:

  • Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o autor na melhoria do artigo.
  • Pontualidade: Qualquer revisor selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão.
  • Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.
  • Padrões de objetividade:  Os comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
  • Reconhecimento da Fonte: Os pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.
  • Divulgação e Conflitos de Interesse: A informação privilegiada ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizadas para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

Deveres dos Autores:

  • Padrões de Relato: Os autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
  • Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que seus textos sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
  • Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
  • Reconhecimento de Fontes: O reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
  • Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecido ou listadas como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
  • Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderiam levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
  • Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu texto publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o texto.

Deveres da Revista

  • Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
  • Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas.

(*) Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier e do COPE - Committee on Publication Ethics -  Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas.

 

Conflito de Interesses
Instruções sobre os Conflito de Interesses

  • Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.
  • Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.
  • Considerando a possibilidade de conflitos de interesse, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista.
  • Se os editores adjuntos tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
  • Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (e.g. participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).

 

Detecção de Plágio

A REVELL utiliza os softwares CopySpider, disponível gratuitamente, e Plagius, assinado pela Revista, para detecção de plágio. 

Caso seja identificado plágio nos textos submetidos à REVELL, a submissão é, imediatamente, rejeitada. 

Informamos aos autores que REVELL atua em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics). Para mais informações: http://publicationethics.org/resources/code-conduct

 

Política de Preservação Digital

A REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS é hospedada no Portal de Periódicos da UEMS o que garante a preservação de seu conteúdo digital. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente.

O periódico está incluído também, em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim.

 

Histórico do periódico

A REVELL nasce em 2010 de um esforço dos então recém criados cursos de Letras da Unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A criação da Revista advem da parceria entre os Grupos de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino, então sediado na UEMS, e do Grupo de Pesquisas Literatura e Humanidades, num esforço conjunto para implementar e reforçar a pesquisa em Literatura na Unidade. Com o tempo a Revista veio a integrar o Programa de Pós-graduação em Letras da UEMS. Hoje a Revista desenvolve um trabalho de relevância em ambito nacional e reconhecida internacionalmente nos Estudos Literários.

 

REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul