DISPUTAS POLÍTICAS E O CONCEITO DE RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BNCC
implicações para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9377Palavras-chave:
Ensino de Geografia, BNCC, Raciocínio GeográficoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de raciocínio geográfico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conceito de raciocínio geográfico, com a BNCC, emergiu em um cenário de reformas e disputas político-ideológicas pela educação. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizam-se como técnicas de pesquisa a análise bibliográfica, documental e a aplicação de questionário semiestruturado para professores de Geografia. Conclui-se que, com base no conceito de raciocínio geográfico, o ensino de Geografia se apresenta de forma a contribuir para uma educação técnico-instrumental, por meio de um esvaziamento teórico, que busca apenas a correlação, em detrimento da contextualização com as realidades cotidianas dos educandos. Além disso, no cenário de ressignificação da escola pública, a autonomia e o raciocínio crítico são substituídos por uma sujeição à razão econômica.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BARROCO, Maria Lucia. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 205-218, abr./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-66282011000200002
BORGES, Kamylla Pereira. “EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO”: BNCC, neoliberalismo e o retorno aos anos 1990. Revista Pedagógica, [S.L.], v. 22, p. 1-24, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5676
BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasil, Senado Federal. Disponível em: https://link.ufms.br/vLOPJ. Acesso em: 15 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/ACVU0. Acesso em: 15 ago. 2024.
CAETANO, Maria Raquel. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Textura - Ulbra, [S.L.], v. 22, n. 50, p. 36-53, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5397
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 83-134.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Geografía, Cultura e Educación, n. 1, p. 128-139, jan./jul. 2011. DOI: https://doi.org/10.17227/Anekumene.2011.num1.7097
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; DUARTE, Ronaldo Goulart. RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO, PENSAMENTO ESPACIAL E CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 7-27, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3833
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
CERQUEIRA, J. Uma visão do neoliberalismo: surgimento, atuação e perspectivas. Sitientibus, Feira de Santana, n. 39, p. 169-189, jul./dez. 2008.
FONSECA, Valdelúcio; CARACRISTI, Isorlanda. OS PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS E SUAS RELAÇÕES COM A CONSOLIDAÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Revista Homem, Espaço e Tempo, Aracaú, v. 3, n. 2, p. 144-157, set./out. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIOMETTI, Analúcia Bueno dos Reis; PITTON, Sandra Elisa Contri; ORTIGOSA, Silvia Aparecida Guarnieri. Leitura do espaço Geográfico através das categorias: lugar, paisagem e território. In: GIOMETTI, Analúcia Bueno dos Reis. (Org.). Cadernos de formação de Professores: conteúdos e didática de Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 33-40.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. QUAL RACIOCÍNIO? QUAL GEOGRAFIA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Geographia, [S.L.], v. 23, n. 51, p. 1-13, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i51.a45460
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
LACOSTE, Yves. A Geografia: Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.
LIMA, Iana Gomes de; HYPOLITO, Álvaro Moreira. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 45, e190901, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420194519091
LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva; LEITE, Cristina Maria Costa. O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 3, p. 128-140, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.48947
MARQUES, Roberto. Raciocínio Geográfico, Base Nacional Comum Curricular e Docência. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 97-46, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3828
MARQUES, Roberto; GIORDANI, Ana. Discursos e Projetos: O Texto da Geografia no Currículo Nacional. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças, v. 12, p. 62-79, out. 2022.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
NEIRA, Marcos Garcia; ALVIANO JÚNIOR, Wilson; ALMEIDA, Déberson Ferreira de. A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. Eccos - Revista Científica, [S.L.], n. 41, p. 31-44, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6807
PAULINO, Carla Viviane. O IMPULSO NEOLIBERAL E NEOCONSERVADOR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A IMAGEM DO “PROFESSOR DOUTRINADOR” E O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”. Revista Educere Et Educare, v. 13, n. 28, p. 1-24, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18731
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel; LIMA, Paula Valim de. Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 415-432, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.793
SOARES, Francisco Leandro da Costa. Raciocínio Geográfico: conceitos, métodos e desafios. Revista Conexão ComCiência, Crateús, n.1, v. 5, p. 1-5, 2021.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes. NA AGB DE LUTA, O FALA É NOSSO: MANIFESTO PELA IMEDIATA REVOGAÇÃO DA CONTRA-REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BNCC E BNC-FORMAÇÃO. Boletim Paulista de Geografia, n. 110, jul./ dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.3147
SOUZA, Jamerson Murillo Anunciação de. Tendências ideológicas do conservadorismo. Recife: Ed. UFPE, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.