Descobrindo o palco

Explorando a expressão corporal infantil no teatro e na dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10048

Palavras-chave:

expressão corporal, infância, teatro educativo, educação somática

Resumo

Este texto apresenta as atividades realizadas em salas de aula de dança, em espaços não formais, na cidade de Campo Grande/MS, nos anos de 2024 e 2025. As ações têm como foco as expressões corporais na infância em cena, e o objetivo principal é divulgar as experimentações cênicas desenvolvidas nesse contexto. As aulas buscaram aplicar as pesquisas que visam a investigação do potencial artístico em diferentes crianças, utilizando a experimentação como motor de criação. Como base metodológica, adotamos a expressão que emerge da presença, a qual, por sua vez, gera sentimento na dança, conforme os princípios de Klauss Vianna (2005) e Sônia Mota (2024). Para isso, recorremos à técnica de Klauss Vianna, embasando-nos nas obras da artista, bailarina e professora Jussara Miller (2012) (2022), bem como em textos acadêmicos sobre teatro infanto-juvenil, como os de Cilene Canda (2020) e Taís Ferreira (2023). Ao longo do processo, interagimos intensamente com os aspectos de melhora da postura, expressão e presença cênica das crianças nos palcos da cidade. Este texto evidencia como as aulas estimulam a presença das crianças em cena, e este trabalho visou proporcionar um descobrimento artístico pessoal, incentivando-as a desenvolver um conhecimento de si mesmas por meio da Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Kauã Santos Fernandes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Fernandes Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor Doutor. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de teatro: fundamentos e didática. Salvador: UFBA, 2020.

FERREIRA, Taís. Teatro para crianças: encenações e estéticas. Salvador: UFBA, 2023.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. 4. ed. São Paulo: Summus, 2022.

MOTA, Sônia. Arte da presença: presença na arte. São Paulo: Da Autora, 2024.

VIANNA, Klauss. A dança. 8. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9piii-iv

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Fernandes, R. K. S., & Souza, F. F. de. (2025). Descobrindo o palco: Explorando a expressão corporal infantil no teatro e na dança. BARBAQUÁ, 7, e10048. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10048