Descobrindo o palco
Explorando a expressão corporal infantil no teatro e na dança
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10048Palavras-chave:
expressão corporal, infância, teatro educativo, educação somáticaResumo
Este texto apresenta as atividades realizadas em salas de aula de dança, em espaços não formais, na cidade de Campo Grande/MS, nos anos de 2024 e 2025. As ações têm como foco as expressões corporais na infância em cena, e o objetivo principal é divulgar as experimentações cênicas desenvolvidas nesse contexto. As aulas buscaram aplicar as pesquisas que visam a investigação do potencial artístico em diferentes crianças, utilizando a experimentação como motor de criação. Como base metodológica, adotamos a expressão que emerge da presença, a qual, por sua vez, gera sentimento na dança, conforme os princípios de Klauss Vianna (2005) e Sônia Mota (2024). Para isso, recorremos à técnica de Klauss Vianna, embasando-nos nas obras da artista, bailarina e professora Jussara Miller (2012) (2022), bem como em textos acadêmicos sobre teatro infanto-juvenil, como os de Cilene Canda (2020) e Taís Ferreira (2023). Ao longo do processo, interagimos intensamente com os aspectos de melhora da postura, expressão e presença cênica das crianças nos palcos da cidade. Este texto evidencia como as aulas estimulam a presença das crianças em cena, e este trabalho visou proporcionar um descobrimento artístico pessoal, incentivando-as a desenvolver um conhecimento de si mesmas por meio da Arte.
Downloads
Referências
CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de teatro: fundamentos e didática. Salvador: UFBA, 2020.
FERREIRA, Taís. Teatro para crianças: encenações e estéticas. Salvador: UFBA, 2023.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. 4. ed. São Paulo: Summus, 2022.
MOTA, Sônia. Arte da presença: presença na arte. São Paulo: Da Autora, 2024.
VIANNA, Klauss. A dança. 8. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9piii-iv
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Kauã Santos Fernandes, Fernandes Ferreira de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.