A prática da extensão no curso de licenciatura em letras do IFRS Campus Bento Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9011Keywords:
Extensão universitária, Língua portuguesa para imigrantes e refugiados, Língua e literaturaAbstract
Este artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas durante a disciplina Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. O componente curricular tem como objetivo inserir os discentes no contexto da extensão universitária e unir a universidade com a comunidade externa. Para isso, a metodologia proposta pelos professores foi que os alunos planejassem e ministrassem aulas no curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados, sob a perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Além disso, também foi de responsabilidade dos discentes a organização e a realização da Semana de Língua e Literatura no Campus, evento voltado a alunos do Ensino Médio, que ocorre anualmente na instituição. Como resultado, a prática da extensão promoveu não só a integração dos licenciandos com diferentes públicos: imigrantes e refugiados e estudantes da Educação Básica, como também aprimorou a prática pedagógica para atuação em sala de aula como futuros professores.
Downloads
References
BALZAN, C. F. P.; KANITZ, A. Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves. LínguaTec, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 273-284, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4012. Acesso em: 03 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4012
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de julho de 2015. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 01 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 7, de dezembro de 2018. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 jul. 2024.
CAPUTO, M. C.; TEIXEIRA, C. F. (org). Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. Salvador: EDUFBA, 2014.
DINIZ, M. V. C. A leitura de imagem no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Construir Notícias, [s. l.], 27 nov. 2017. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/a-leitura-de-imagem-no-processo-de-ensino-aprendizagem-da-educacao-infantil/#:~:text=As%20imagens%20s%C3%A3o%20grandes%20atenuadores,at%C3%A9%20mesmo%20m%C3%ADdias%2C%20como%20a. Acesso em: 3 jul. 2024.
GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, [s. l.], v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017. Disponível em: https://www2.unifap.br/prosear/files/2023/06/arq20230615_Extensao_Universit-MoacirGadotti_fev2017.pdf. Acesso em: 04 jul. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. Bento Gonçalves, RS: IFRS, 2017.
OLIVEIRA, A. M. Processamento da informação num contexto migratório e de integração. Educação em português e Migrações, [s. l.], p. 11-43, 2010. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/993. Acesso em: 04 jul. 2024.
SÃO BERNARDO, M. A. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8126?show=full. Acesso em: 08 jul. 2024.
SILVA, L. D.; BERNARDES, M. A.; PELARIN, A. L. Indicadores e parâmetros para a estrutura da extensão universitária em uma IES: algumas propostas. In: SILVA, L. D.; CÂNDIDO, J. G. (org.) Extensão universitária: conceitos, propostas e provocações. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2014. p. 21-37.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Marianna Marcelle dos Santos, Matheus Bordignon, Larissa Roque Zeni, Daiana Dal Ponte, Carina Fior Postingher Balzan, Kleber Eckert

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.