A prática da extensão no curso de licenciatura em letras do IFRS Campus Bento Gonçalves

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9011

Keywords:

Extensão universitária, Língua portuguesa para imigrantes e refugiados, Língua e literatura

Abstract

Este artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas durante a disciplina Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. O componente curricular tem como objetivo inserir os discentes no contexto da extensão universitária e unir a universidade com a comunidade externa. Para isso, a metodologia proposta pelos professores foi que os alunos planejassem e ministrassem aulas no curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados, sob a perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Além disso, também foi de responsabilidade dos discentes a organização e a realização da Semana de Língua e Literatura no Campus, evento voltado a alunos do Ensino Médio, que ocorre anualmente na instituição. Como resultado, a prática da extensão promoveu não só a integração dos licenciandos com diferentes públicos: imigrantes e refugiados e estudantes da Educação Básica, como também aprimorou a prática pedagógica para atuação em sala de aula como futuros professores. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marianna Marcelle dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Matheus Bordignon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Larissa Roque Zeni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Daiana Dal Ponte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Carina Fior Postingher Balzan, IFRS

Doutora em Letras (UCS). Docente da área de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves

Doutor em Letras (UCS). Docente da área de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

References

BALZAN, C. F. P.; KANITZ, A. Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves. LínguaTec, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 273-284, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4012. Acesso em: 03 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4012

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de julho de 2015. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 01 jul. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 7, de dezembro de 2018. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 jul. 2024.

CAPUTO, M. C.; TEIXEIRA, C. F. (org). Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. Salvador: EDUFBA, 2014.

DINIZ, M. V. C. A leitura de imagem no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Construir Notícias, [s. l.], 27 nov. 2017. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/a-leitura-de-imagem-no-processo-de-ensino-aprendizagem-da-educacao-infantil/#:~:text=As%20imagens%20s%C3%A3o%20grandes%20atenuadores,at%C3%A9%20mesmo%20m%C3%ADdias%2C%20como%20a. Acesso em: 3 jul. 2024.

GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, [s. l.], v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017. Disponível em: https://www2.unifap.br/prosear/files/2023/06/arq20230615_Extensao_Universit-MoacirGadotti_fev2017.pdf. Acesso em: 04 jul. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. Bento Gonçalves, RS: IFRS, 2017.

OLIVEIRA, A. M. Processamento da informação num contexto migratório e de integração. Educação em português e Migrações, [s. l.], p. 11-43, 2010. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/993. Acesso em: 04 jul. 2024.

SÃO BERNARDO, M. A. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8126?show=full. Acesso em: 08 jul. 2024.

SILVA, L. D.; BERNARDES, M. A.; PELARIN, A. L. Indicadores e parâmetros para a estrutura da extensão universitária em uma IES: algumas propostas. In: SILVA, L. D.; CÂNDIDO, J. G. (org.) Extensão universitária: conceitos, propostas e provocações. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2014. p. 21-37.

Published

2025-11-11

How to Cite

Santos, M. M. dos, Bordignon, M., Zeni, L. R., Ponte, D. D., Balzan, C. F. P., & Eckert, K. (2025). A prática da extensão no curso de licenciatura em letras do IFRS Campus Bento Gonçalves. BARBAQUÁ, 7, e9011. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9011