Orientação profissional a estudantes do ensino médio: 2024-2025

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10049

Palabras clave:

carreira, orientação profissional, educação profissional

Resumen

O que fazer ao final do Ensino Médio é uma decisão sempre difícil de ser tomada pelo adolescente. Para minimizar essa indecisão, o curso de Ciências Sociais em Paranaíba vem levando, rotineiramente, por meio do Projeto de Extensão “Orientação profissional a estudantes do Ensino Médio” (agora em sua terceira edição), informação valiosa a respeito do ensino superior às escolas públicas de Paranaíba e a seus alunos do Ensino Médio, visando dotá-los de conhecimento a respeito das possibilidades de continuidade dos estudos no nível superior. A metodologia consiste de palestras sobre oportunidades pós-Ensino Médio, coleta das dúvidas dos estudantes, análise das dúvidas e devolutiva com informações sobre cursos, instituições e possibilidades de bolsas de estudo, entre outras, de forma a facilitar-lhes a tomada de decisão. A expectativa é estimular os adolescentes a buscar um curso superior ou profissionalizante e ajudá-los, mediante informação de qualidade, a se organizar para essa futura etapa da vida, além de colaborar com as escolas que já acolhem o projeto em suas necessidades. Como resultado, cotidianamente nos deparamos com alguns desses estudantes nos bancos universitários da UEMS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geovane Ferreira Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Sociologia (Universidade Federal de São Carlos). Professor Adjunto (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Citas

Sem referências.

Publicado

2025-11-10

Cómo citar

Gomes, G. F. (2025). Orientação profissional a estudantes do ensino médio: 2024-2025. BARBAQUÁ, 7, e10049. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10049

Número

Sección

Relato de experiência