Vivências clínicas em nefrologia

Um relato de experiência dos membros da liga acadêmica de nefrologia e urologia da UEMS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10052

Palabras clave:

liga acadêmica, nefrologia, estágio

Resumen

Este trabalho descreve as experiências dos acadêmicos da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia (LANUr) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) durante os estágios práticos realizados no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS). Justifica-se pela importância da formação prática e humanizada na Atenção Primária à Saúde e pela necessidade de maior contato com especialidades como Nefrologia e Urologia, frequentemente negligenciadas na graduação médica. Ademais, tem como objetivo relatar as vivências proporcionadas por meio desses estágios extracurriculares supervisionados, que ocorreram semanalmente no setor urinário do hospital, envolvendo consultas ambulatoriais, visitas em leito, sessões de hemodiálise e discussões de casos clínicos. Os métodos incluíram a participação ativa dos discentes em atendimentos e rotinas hospitalares, sempre sob supervisão de preceptores. Os resultados demonstraram grande enriquecimento acadêmico, desenvolvimento de habilidades clínicas, raciocínio diagnóstico e empatia, além de maior compreensão da realidade de pacientes com doenças renais crônicas e agudas. O público atendido consistiu em pacientes do Humap-UFMS com suspeitas ou diagnóstico de doenças renais. Conclui-se que a experiência contribuiu de forma significativa para a formação médica integral, reforçando o papel das ligas acadêmicas como instrumentos eficazes de complementação do ensino teórico-prático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitor Luiz da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Suzany Lisboa Pires de Andrade , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Leonardo Daniel Da Silva Araque , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Victor dos Santos Vilela, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Marina Cobra França, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Milene Alves de Souza Almeida, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Citas

CAMILO, G. et al. Análise das ligas acadêmicas de medicina sob a perspectiva dos alunos. Scientia Medica, [s. l.], v. 30, n. 1, p. e36190, 2020. DOI: 10.15448/1980-6108.2020.1.36190. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/36190. Acesso em: 3 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2020.1.36190

COSTA, V. M. et al. Ligas Acadêmicas na formação do profissional de saúde para o Sistema Único de Saúde: potencialidades e desafios. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, p. e46974, 2020. DOI: 10.12957/demetra.2020.46974. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/46974. Acesso em: 3 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46974

GONSALVES, D. G. et al. Ligas acadêmicas em saúde: uma revisão sistemática e proposta de checklist norteador de novos estudos. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 48, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2023-0073

GUIATI, I. Z. et al. Colaboração positiva da Liga Acadêmica na formação de estudantes de graduação. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [s. l.], v. 13, n. 1, p. e9013144770, 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v13i1.44770

LINO, D. O. et al. Ligas Acadêmicas no contexto da formação médica no Brasil: uma revisão integrativa. Revista de Educação e Pesquisa em Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 173-179, 2020. Disponível em: https://revistas.unifesp.br/index.php/reps/article/view/11207. Acesso em: 3 maio 2025.

MOURA, A. C. A. et al. Estratégias de ensino-aprendizagem para formação humanista, crítica, reflexiva e ética na graduação médica: revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 44, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190189

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Dia Mundial do Rim 2022: HEARTS nas Américas e saúde renal para todos. Paho. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-3-2022-dia-mundial-do-rim-2022-hearts-nas-americas-e-saude-renal-para-todos. Acesso em: 1 maio 2025.

SALES, L. F. C. et al. O papel das ligas acadêmicas na formação médica: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 47, n. 1, e267, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/B8nXBtqK8WR7LFnbWZ9CQWF. Acesso em: 3 maio 2025.

SILVA, R. R. et al. A importância das ligas acadêmicas para a formação médica. GEP News, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 466-472, 2020.

Publicado

2025-11-11

Cómo citar

Silva, V. L. da, Andrade , S. L. P. de, Araque , L. D. D. S., Vilela, V. dos S., França, M. C., & Almeida, M. A. de S. (2025). Vivências clínicas em nefrologia: Um relato de experiência dos membros da liga acadêmica de nefrologia e urologia da UEMS. BARBAQUÁ, 7, e10052. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10052

Número

Sección

Relato de experiência