Entre o teórico e o prático
Uma experiência autocrítica na liga acadêmica de ortopedia e traumatologia
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10050Palabras clave:
ensino, pesquisa, ortopedia, traumatologiaResumen
A Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAOT), projeto de extensão vinculado ao curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com início em janeiro de 2025, surgiu da necessidade de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O objetivo principal foi proporcionar aos 11 membros, acadêmicos do 2º ao 4º ano, vivências clínicas e cirúrgicas em ortopedia e traumatologia, além de ações educativas voltadas à comunidade. As atividades são realizadas no Hospital Militar de Área de Campo Grande (HMilACG) e na universidade, incluindo aulas teóricas, discussões de casos, acompanhamento de atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos (cerca de 10 períodos de 6 horas, totalizando 60 horas de atividades ambulatoriais e 20 cirurgias acompanhadas até maio de 2025), produção de portfólios, materiais acadêmicos e campanhas de conscientização sobre lesões ortopédicas. Os métodos envolveram observação supervisionada semanal, participação em palestras e práticas hospitalares, além de avaliações formativas dos ligantes e do impacto das ações. O público atendido incluiu a comunidade acadêmica e os usuários do HMilACG. Como resultado, observou-se melhora na compreensão dos conteúdos de ortopedia e na aplicação prática do conhecimento, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais, senso crítico e ética profissional. Conclui-se que a LAOT é uma ação de extensão eficaz na formação de médicos mais preparados, articulando teoria e prática em um ambiente multiprofissional e promovendo impacto positivo na comunidade local por meio da educação em saúde.
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Citas
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