ANÁLISE DA ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA O ESTADO DE MATO GROSSO (DRC-MT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i20.9362

Palavras-chave:

Etnomatemática, Análise Documental, DRC-MT, ATD.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como a Etnomatemática está sendo compreendida pelos professores no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT). O documento analisado é a DRC-MT publicado em 2018 e vigente até os dias atuais. O Documento de Referência Curricular para o estado de Mato Grosso (DRC-MT), homologado em 2018, alinha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Buscamos apoio nas reflexões teóricas do autor, Ubiratan D’Ambrósio, que trouxe importantes contribuições a respeito da valorização dos saberes em diversos contextos culturais no ensino da Matemática. A análise do documento busca a compreensão do papel da etnomatemática na DRC, considerando a importância da história do saber matemático, suas múltiplas relações com outras áreas do conhecimento e sua inter-relação com as atividades cotidianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental cuja metodologia que para a análise de dados será a Análise Textual Discursiva (ATD). Refletimos sobre possibilidades e desafios da escola para promover ações pedagógicas que considerem as relações interpessoais no processo de (re)construção do conhecimento. Percebemos que para um trabalho pedagógico crítico investigativo, de maneira articulada, buscamos estabelecer vínculos entre práticas cotidianas e a matemática escolar. Os resultados visam compreender os pressupostos teóricos da etnomatemática e a proposição da DRC/MT para a temática.

Biografia do Autor

Gislaine Martins Viana de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em Ensino PPGE pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Pedagoga da Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil. PPGE/ GPQA.

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Química PPGE pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. PPGE/GPQA.

Referências

BANDEIRA, Francisco de Assis. Pedagogia etnomatemática: reflexões e ações pedagógicas em matemática do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 2016

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília. 2017.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2ª ed. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009.

______________. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

______________. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Papirus Editora, Campinas, 1990.

______________. Educação matemática: da teoria à prática, p. 29. 14ª. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

https://biblio.direito.ufmg.br/?p=5114#:~:text=A%20pesquisa%20documental%20recorre%20a,de%20programas%20de%20televis%C3%A3o%2C%20etc.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado e Educação. Documento de Referência Curricular de Mato Grosso: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cuiabá. 2018.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, out. 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação. v.12, n.1, p. 117-128, 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

Severino Filho, João. Silva, Adilton Alves da. Etnomatemática e ensino: matemáticas e da natureza. – Cáceres: Layout Gráfica, 2020 (Caderno Pedagógico Intercultural).

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Almeida, G. M. V. de, & Pena, G. B. de O. (2025). ANÁLISE DA ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA O ESTADO DE MATO GROSSO (DRC-MT). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(20), 51–65. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i20.9362